Revolução silenciosa: como a tecnologia está aproximando diferentes empresas com o setor de serviços Financeiros
Especialistas debatem no XP Talks Business a aproximação entre tecnologia e finanças, impulsionando inovações e democratizando o acesso a serviços financeiros
O mundo dos negócios tem testemunhado uma rápida transformação com o avanço da tecnologia, e o setor financeiro não é exceção. Nesta semana, durante o evento XP Talks Business Tecnologia e Inovação, organizado pela XP Banco de Atacado, especialistas discutiram como a tecnologia está remodelando as estratégias empresariais para gerar novas linhas de receita e fortalecer a relação com os clientes.
O evento foi marcado por insights sobre o conceito de “Embedded Finance”, ou Finanças Embutidas, uma tendência que permite que empresas não financeiras integrem serviços financeiros em suas plataformas.
Fabian Valverde, CEO da Paketá e sócio da Auddas, compartilhou sua visão sobre o futuro deste movimento. “Embedded Finance democratiza o acesso a serviços financeiros, integrando-os de maneira transparente em plataformas já utilizadas pelos consumidores, melhorando significativamente a experiência do usuário e a fidelização”, explicou Valverde.
Para ilustrar o potencial do Embedded Finance, Valverde deu exemplos concretos: “Pense nas vezes em que comprou um carro e a concessionária lhe ofereceu um financiamento, ou uma geladeira com opção de parcelamento. Isso é Embedded Finance em ação”.
E, ainda, ressaltou que um dos exemplos mais ilustrativos de Embedded Finance é o da Starbucks, que transformou seus gift cards em um mecanismo crucial de receita. “Lançado em 2001, o programa de gift cards da Starbucks hoje representa 41% de suas vendas anuais. Essa estratégia não só gera vendas adicionais, como também proporciona uma fonte significativa de receita financeira por meio de fundos não utilizados dos cartões (breakage) e do investimento desses fundos,” acrescentou.
A discussão também abordou como o Embedded Finance pode ajudar a alcançar uma população ainda desbancarizada no Brasil. Com 34 milhões de brasileiros sem conta em banco, e 66% das transações financeiras sendo realizadas digitalmente, as oportunidades para empresas que desejam integrar serviços financeiros em suas ofertas são vastas e variadas.
Durante o evento, Fabian Valverde ressaltou a evolução das APIs e um ambiente regulatório favorável como fatores chave para a expansão do Embedded Finance. Ele também mencionou os desafios, incluindo a necessidade de lidar com questões de fraude e conformidade regulatória.
O XP Talks Business é um evento exclusivo que reúne líderes empresariais para explorar e discutir as mais recentes tendências tecnológicas e suas aplicações nos negócios. “Realizamos nossa primeira edição focada em tecnologia e contamos com a expertise do Fabian para agenda. Na XP BDA, estamos comprometidos em proporcionar um espaço de aprendizado e networking para quem deseja se destacar em um ambiente empresarial dinâmico e competitivo. Vamos buscar levar esse mesmo formato para outras regiões”, destaca Jonas Paulo, head do Middle da XP Banco de Atacado.
A visão de futuro apresentada por Valverde no XP Talks Business Tecnologia e Inovação é um convite às empresas para reavaliar suas estratégias e considerar como a tecnologia pode ser um vetor de crescimento e inovação. À medida que a próxima década se desenrola, é claro que as fronteiras entre os setores financeiro e tecnológico continuarão a se dissipar, prometendo uma revolução silenciosa onde, de fato, cada empresa poderá se transformar em um banco.
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM: Web Summit Rio acolhe delegações Internacionais, incluindo Startups Holandesas visando o Mercado Brasileiro