Fraudes em seguros: especialista alerta para o impacto de falsos sinistros no mercado

Por Bárbara Souza
O mercado segurador brasileiro enfrenta um crescimento preocupante nos casos de fraudes, com táticas cada vez mais elaboradas para burlar o sistema. Segundo Paulo Avelar, especialista do setor e franqueado de uma seguradora, estamos vivendo um momento crítico. “No meu entendimento, hoje, vivemos a época de ouro no que se refere aos falsos sinistros com o intuito de ‘dar’ fraude em Seguros. Os produtos como: carros, motos, residencial, empresarial e cargas são os mais constantes em nossa Corretora”, afirma.
Mas ainda em setores como o de seguro agrícola que registrou em 2023, de acordo com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), cerca de 20% dos sinistros foram considerados fraudulentos, causando prejuízos de aproximadamente R$ 500 milhões às seguradoras. Dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) revelam que nesse mesmo ano, mais de 20% dos sinistrosanalisados apresentavam indícios de irregularidades, gerando prejuízos milionários às seguradoras.
Esse cenário tem reflexo direto no bolso do consumidor, como explica Avelar: “É como se diz no mercado ‘As seguradoras repassam os prejuízos’. O aumento de sinistros impacta diretamente no valor do prêmio do seguro. Logo, as fraudes no sinistro, quando indenizadas, irão fomentar diretamente no preço das renovações e novos acordos.. O prejuízo é diluído para todos os segurados. O justo pagando pelo pecador”.
Para reduzir esses riscos, as seguradoras têm investido em ferramentas tecnológicas e parcerias especializadas. Rastreadores veiculares, inteligência artificial para análise de padrões e empresas terceirizadas de perícia são algumas das estratégias adotadas, por exemplo, nos seguros de automóveis. “As seguradoras ‘trabalham’ com o princípio da boa fé. Os questionários informativos são preenchidos pelo segurado. Seja para informar o CEP de circulação ou pernoite, bem como se é guardado em garagem, usando o auto como exemplo”, explica Paulo.
Ele destaca ainda que a evolução tecnológica tem dificultado a ação de fraudadores: “Com o avanço da tecnologia, as Seguradoras utilizam rastreadores de ponta para acompanhamento em tempo real dos bens que se locomovem que por ela estão segurados. As Companhias de Seguros buscam parceiros especializados em análise de Sinistros para melhor precisão do evento, acidente, prejuízo material, na busca da verdade real, ou, quem sabe, uma fraude”.
Caso recente
Mas ainda há quem tente. No ano passado a Polícia Civil de São Paulo desarticulou uma quadrilha especializada em fraudar seguros de automóveis por meio de colisões propositais. O grupo agia no ABC Paulista e usava carros batidos em desmanches para simular acidentes e lucrar com indenizações.
Os criminosos abordavam motoristas em situações vulneráveis (como em saídas de estacionamentos) e provocavam batidas leves. Eles usavam documentos adulterados e informações de terceiros para registrar o sinistro e alguns “culpados” apareciam em múltiplos sinistros em curto espaço de tempo, levantando suspeitas.
Os envolvidos foram pegos quando as seguradoras notaram que os mesmos nomes e veículos apareciam em vários sinistros. A Divisão de Crimes Contra o Consumidor (Decon) rastreou ligações e transações bancárias, identificando o esquema e em fevereiro de 2024, policiais cumpriram mandados e prendeu 5 pessoas, que responderão por estelionato e associação criminosa.
Como o consumidor pode se proteger?
Além das medidas das seguradoras, os próprios segurados devem estar atentos para evitar cair em golpes ou, até mesmo, cometer irregularidades sem intenção.
Especialistas recomendam:
- Declarar informações corretas no momento da contratação do seguro;
- Evitar omitir dados relevantes, como local de guarda do veículo ou histórico de sinistros;
- Desconfiar de intermediários que prometem “facilitar” indenizações;
- Exigir transparência em todo o processo de contratação e sinistro.
Com o mercado em constante transformação, a fiscalização rigorosa e a conscientização dos consumidores são essenciais para diminuir o avanço das fraudes e garantir um ambiente de negócio mais seguro para todos.
Foto: Pexels
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