ACIONISTA TOP BUSINESS

ACIONISTA TOP BUSINESS
Foto: Divulgação

Por Ediana Avelar

Nova paixão nacional: bets

O mercado das apostas esportivas online (AEO) está em franca expansão no Brasil, com números cada vez mais expressivos e que já ultrapassam R$ 100 bilhões. Segundo a Similareeb, empresa de análise de dados, o mercado das ‘bets’ já faz do país um dos líderes do ranking internacional em acessos às plataformas e sites de apostas.  De acordo com um estudo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, os dez principais endereços da modalidade somam mais de 260 milhões de visitas mensais. Bet365 lidera o ranking, com cerca de 169 milhões de acessos por mês, seguido da Betano, com 54 milhões e da BetFair, com 13 milhões.  Os números de publicidade no esporte também surpreendem. De janeiro a dezembro de 2023 os investimentos publicitários cresceram aproximadamente 75%, com quase 100 mil anúncios patrocinados.

… e a fezinha só cresce

Ainda segundo a Semrush, as buscas pelo termo “jogo de ganhar dinheiro” cresceram 49.1% na internet em 2023, saltando de 22.2 mil buscas em dezembro de 2022 para 33.1 mil no mesmo período do último ano. Outras palavras-chaves que apontaram crescimento foram “plataforma de jogo para ganhar dinheiro” (536.8%), “jogo online para ganhar dinheiro de verdade” (311%), “jogos para ganhar dinheiro via pix” (123%) e “casas de apostas esportivas” (22.3%). 

Alimentação mais equilibrada

O balanço da ABF – Associação Brasileira de Franchising – revelou que o setor de franquias cresceu 13,8% em 2023, alcançando um faturamento de R$ 240,661 bilhões. Alimentação Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%) foram os segmentos que mais puxaram o crescimento. Para Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, o mercado de alimentação vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e a expectativa é que isto se intensifique ainda mais neste ano.

Menos tempo e mais precisão com GenAI

A Stone Age, vertical de crédito da TIVIT, acaba de anunciar a incorporação da solução de IA generativa Athena para transações financeiras. Um dos principais benefícios é a possibilidade de reduzir em até 95% o tempo necessário numa tomada de decisão, além da realização de leitura e extração de dados em apenas 30 segundos nos documentos analisados. 

Investimento recorde em cultura às minorias

O presidente Lula anuncia hoje no Rio de Janeiro o maior investimento em cultura na história da Petrobras. A iniciativa tem como objetivo compor os novos eixos do Programa Petrobras Cultural, com projetos que valorizem a diversidade e a economia criativa. A seleção valorizará as regionalidades, diversificando as oportunidades buscando uma maior participação de grupos sub-representados e segmentos étnico-raciais em situação de vulnerabilidade, prevendo inclusive, reserva de vagas para projetos que sejam propostos, liderados ou que apresentem como escopo principal integrantes desses grupos.

“Queen Bey” na Country Music

A superstar Beyoncé é primeira cantora negra no topo das paradas country nos EUA. Seus dois novos hits vêm alcançando números elevados em um reduto sagrado da cultura americana. Já são quase 50 milhões de acessos nas principais plataformas de streaming e vídeo.  O Act II (2º. Ato) faz parte do projeto “Renaissance” e duas músicas foram lançadas neste mês, que by the way, é o Mês da História Negra americana. Essa inédita incursão relembra as raízes negras neste segmento musical, que começou mais especificamente com o banjo, instrumento da África Ocidental. 

O ano começou

A pesquisa Painel Marketing Trends, do jornal Meio & Mensagem e Kantar Ibope Media, apontou que os principais temas da agenda 2024 dos decisores de marketing são branding, construção de marca, campanhas publicitárias e marketing de performance, além de outros. Mensuração crossmedia, instabilidade econômica e adoção de ferramentas com IA são os principais desafios a serem enfrentados neste ano. 

Hora de agir e mudar de hábitos

Em tempo de mudanças climáticas, o mundo está diante de cenários que colocam em risco a sobrevivência humana. Empresas em todo o mundo estão se organizando em busca de uma maior conscientização organizacional.  Diante dessa nova onda, está no ar no Brasil o primeiro canal de notícias 24 horas sobre mudanças climáticas do mundo, o C3TV, também conhecido como Climate Change Channel. O canal é oriundo do grupo Climatempo e está disponível na Claro/NET (682), Sky (170) e nas redes sociais. O foco da operação é o de educar e refletir sobre os riscos que corremos se não mudarmos a rota da forma como vivemos. 

Um minuto de silêncio

Abílio Diniz – Foto: reprodução/Instagram

A coluna presta sua homenagem ao super-mega-power-blaster Abílio Diniz, que nos deixou no dia 18 de fevereiro. Abílio era um ser humano de muitas habilidades e transmitia uma genuína paixão pelo autoconhecimento na busca de uma vida plena. Na visão de sua irmã, a empresária Lucília Diniz, “Ninguém se reinventou tanto quanto ele. Foi praticante de artes marciais, futebolista amador, administrador de empresas, estudante em Michigan, Ohio e Columbia, piloto de corrida, comerciante, empresário varejista, gestor público e, mais recentemente, industrial, financista, investidor anjo, benfeitor e, sobretudo, pai por seis vezes.” Para o mundo empresarial seu legado é indelével e memorável: “Uns sonham o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo.” R.I.P. Grande Mestre!

Foto e capa: Divulgação

Leia também: ACIONISTA TOP BUSINESS

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *