Volks aumenta acordo para PDV e reduz reajuste em nova negociação

Os trabalhadores da Volkswagen em São Bernardo do Campo aprovaram nesta terça-feira um novo acordo com a montadora para evitar demissões na fábrica do ABC. O PDV (Programa de Demissão Voluntária) passa a oferecer entre 35 e 45 salários para quem decidir pela adesão. O plano anterior previa entre 25 e 35 salários.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a empresa alega ter atualmente um excedente de cerca de 2.350 trabalhadores. Desse total, 1.900 estão em lay-off, que é a suspensão temporária dos contratos, e outros 450 atuavam no terceiro turno de produção, que está fechado.
O acordo aprovado pelos metalúrgicos inclui também a redução no índice de reajuste que será aplicado aos salários em março de 2022. Na data-base, segundo o sindicato, será aplicado um desconto de 4,5% ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período.
O acordo original já previa um desconto de 1,5%. Com a mudança, 3% desse abatimento será revertido no pagamento do convênio médico, que passa a ser totalmente quitado pela Volks.
Em nota, o presidente do sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, disse que as dificuldades da montadora vêm da crise mundial de semicondutores.
“Os próximos meses serão extremante críticos na Volks, tem parada na planta de Taubaté e aqui a produção diminuiu. O terceiro turno não tem perspectiva de retorno pelo menos até o segundo semestre de 2023. Diante dessa situação, nosso papel como sindicato é nos antever aos problemas e tentar resolver de forma que dê alguma tranquilidade ao trabalhador”, disse. (Folhapress)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *