Presidente do BC diz que crescimento econômico é muito volátil no mundo emergente

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto (foto), afirmou, nesta segunda-feira, que o crescimento econômico é muito volátil no mundo emergente.
“Se o crescimento é maior que a dívida (pública), você pode se endividar mais com menor prêmio de risco, porque é sustentável. No mundo emergente não existe isso porque o crescimento é muito volátil”, ponderou.
Em evento da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o titular da autoridade monetária afirmou que o Brasil precisa atrair investimento privado com credibilidade.
“A credibilidade está muito ligada à sustentabilidade fiscal”, afirmou.
Campos Neto disse que, sem reformas estruturais, o investidor permanece com percepção de que há pequenos ciclos de crescimento que são interrompidos com frequência em países emergentes.
Além disso, o presidente do BC pontuou que a alta da inflação global pode ser prejudicial aos países emergentes se for uma resposta do mercado à atuação dos bancos centrais.
“A dúvida agora é se esse processo inflacionário é temporário e vem acompanhado de crescimento, e justificado por ele, ou se é o mercado sinalizando que parte dos governos está atrás da curva. Ou seja, que já deveriam ter feito maiores ajustes [na Selic]. O primeiro caso é benigno ao mundo emergente, o segundo não”, destacou.
O presidente do BC ressaltou ainda que a crise aumentará a diferença entre países desenvolvidos e emergentes em relação ao risco da dívida pública, que é menor em governos mais ricos.
“A recuperação [econômica] ainda não está solidificada porque a vacinação [nos emergentes] ainda não atingiu”, disse.
Ele reiterou que espera maior recuperação da atividade brasileira no segundo semestre, com o avanço da vacinação contra a Covid-19.
Campos Neto também afirmou que os indicadores recentes têm mostrado resultados positivos, apesar do alto índice de desemprego, que deve permanecer ao longo do ano. (Larissa Garcia – Folhapress)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *