Operações multifranquias traz desafios, mas atenua riscos

Operações multifranquias traz  desafios, mas atenua riscos

Por Rodrigo Chiavenato é diretor da vertical de Franquias da Auddas

Modelo exige maior atenção na relação com matrizes, porém traz diversas oportunidades de sinergia

Muitos dos desafios dos franqueados podem ser mais bem enfrentados, caso eles busquem adquirir mais unidades ou unidades de diferentes redes para investir e gerir. São os chamados multifranqueados, que já representam 46% dos mais de 58 mil franqueados no mercado brasileiro e não deixam de cumprir seus compromissos com as franquias, mas procuram aproveitar todos os potenciais de sinergia entre os negócios. Como em toda estratégia, há vantagens e desvantagens, e por isso vamos tratar de como lidar com essa realidade para evitar arrependimentos e para se alcançar o melhor resultado pelo esforço empenhado.

A primeira questão a ser avaliada pelo empresário que opta por se tornar um multifranqueado é saber escolher modelos de negócio/ fundadores realmente comprometidos com o sucesso de seus parceiros. Isso significa não apenas oferecer treinamentos e reproduzir o modelo já testado do negócio, mas estar de mãos dadas o tempo todo com o fundador da marca. Quando o próprio franqueador acompanha o processo de compra da franquia e também tem uma participação colaborativa no dia a dia da operação, cresce a confiança nessa rede e as chances de o empreendimento dar certo.

É um fator pouco ventilado no mercado, tendo em vista a necessidade das redes de uma expansão rápida. No entanto, quem procura sucesso nesse mercado precisa ficar de olho nas iniciativas e nas ideias do CEO da rede. Observar os passos recentes, bem como o comportamento da rede de franqueados é fundamental para quem tem planos de atuar com multi unidades no franchising.

Em qualquer tipo de adesão a uma franquia, sua capacidade de propor soluções para os problemas do dia a dia é uma questão fundamental. É um fator que precisa ser ainda mais observado, no caso de operações com diversas marcas. Por isso, é aconselhável o investidor verificar se as marcas possuem comitês em que são discutidas propostas de melhorias, inovações e todo tipo de sugestão que venha a aprimorar o funcionamento, a eficiência e consequentemente os resultados.

Outro aspecto que precisa ser analisado previamente pelos investidores é sua capacidade de gerir as operações das diferentes unidades. Mais do que se identificar com os produtos ou com as marcas, os franqueados têm que lidar com os fornecedores, controle de estoque, administrar o pessoal, entre outros aspectos. Nisso, a posição de multifranquia pode significar uma grande vantagem. A começar pelo fato de ser visto com mais respeito pelos diferentes públicos de interesse. Se parte dessa gestão for unificada, pode-se também economizar até pelo uso de uma única sede para toda a administração das lojas.

Na prática, o multifranqueado pode também reduzir seus riscos, ao diversificar suas operações. É como no velho ditado: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Como os negócios estão sujeitos a sazonalidades e até a flutuações de faturamento que são inevitáveis, ter frentes variadas vai ajudar a equilibrar o fluxo de caixa e também a margem de lucro.

As possibilidades de sinergia entre os negócios são muitas, mas é importante observar as exigências das franqueadoras para não se desrespeitar nenhuma regra. Sem atropelos, até os espaços das lojas podem ser compartilhados, caso haja complementaridade entre os produtos ou serviços, como no modelo store in store. A base de clientes também pode ser usada para alavancar uma unidade nova de uma outra marca.

Encarar os desafios de gerir unidades de diferentes marcas não é tarefa fácil, mas pode trazer compensações e, se houver um bom planejamento, proporciona mais segurança e até boas taxas de retorno. Tendo boa disposição para acompanhar e supervisionar as operações em diferentes frentes, a opção pode proporcionar um excelente retorno para o capital investido. Caso se torne um multifranqueado de sucesso, sua única queixa será com relação às ofertas feitas por outras marcas que vão querer também estabelecer parcerias.

Foto: ASCOM

LEIA TAMBÉM: Projeção de déficit primário em 2024 permanece em 0,60% do PIB no relatório Focus do BC

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *