OMC: comércio global desacelera na 2ª metade do ano e deve ter ritmo menos intenso no 4º tri

OMC: comércio global desacelera na 2ª metade do ano e deve ter ritmo menos intenso no 4º tri

Por Pedro Lima  – Estadão Conteúdo

A Organização Mundial do Comércio (OMC) alertou que o crescimento do comércio global de bens perdeu força na segunda metade de 2025. Segundo a entidade, a desaceleração ocorre após o forte avanço registrado nos primeiros meses do ano, impulsionado pelo adiantamento de importações diante da expectativa de tarifas mais elevadas e pelo aumento da demanda por produtos relacionados à inteligência artificial (IA). Nesse contexto, os dados mais recentes do Barômetro do Comércio de Bens (GTB, na sigla em inglês) indicam um ritmo mais moderado no encerramento do ano.

Em setembro, o indicador recuou para 101,8 pontos, ante 103,5 em junho. Ainda assim, o índice segue acima da linha de base de 100, referência usada para sinalizar tendência de crescimento. De acordo com a OMC, o barômetro antecipa movimentos do comércio internacional com dois a três meses de antecedência. Por isso, os resultados sugerem que o volume de trocas globais deve continuar avançando, porém de forma mais contida ao longo do quarto trimestre.

O indicador caiu para 101,8 em setembro, de 103,5 em junho, permanecendo acima da linha de base de 100, usada para indicar tendência. A OMC destaca que o barômetro, que “tipicamente prevê os desdobramentos do comércio dois a três meses à frente”, sugere que o volume de trocas globais deve continuar crescendo, mas em ritmo menos intenso no quarto trimestre.

A instituição reforça que o barômetro é um indicador antecedente composto, em que valores acima de 100 apontam para volumes acima da tendência. No entanto, entre seus componentes, apenas o índice de matérias-primas agrícolas ficou abaixo desse patamar, em 98,0, indicando contração desde o início do ano. Já os índices de frete aéreo (102,7) e transporte marítimo em contêineres (101,7) recuaram nos últimos três meses, mostrando “arrefecimento no transporte de bens”. Os segmentos de automotivo (103,0) e componentes eletrônicos (102,0) permaneceram estáveis.

O índice de novas encomendas de exportação, em 102,3, superou a linha de base no segundo trimestre e aponta “impulso sustentado nas exportações globais”. De forma geral, diz a OMC, os componentes apontam para “uma moderação no ritmo de crescimento do comércio mundial”.

A entidade lembra que o comércio de bens cresceu 4,9% na primeira metade de 2025, acima do esperado, mas alerta que tarifas mais altas e incertezas na política comercial devem pesar no restante do ano. A previsão divulgada em 7 de outubro projeta avanço de 2,4% em 2025, com possibilidade de alta maior caso a demanda por produtos de IA permaneça forte.

Foto: Pexels

LEIA TAMBÉM: “COP é o lugar para resolver financiamento climático”, diz economista

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *