Olimpíada Brasileira de Administração abre inscrições gratuitas para todo o país

Olimpíada Brasileira de Administração abre inscrições gratuitas para todo o país

Iniciativa destaca princípios sustentáveis para promover organizações mais conscientes

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) lança a 1º Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm). A competição tem a proposta de fomentar o interesse na capacitação continuada, e contribuir para a disseminação do ensino de administração sustentável entre estudantes e profissionais. A inscrição é gratuita, epode ser feita até 1º de junho, por interessados de todo o país.

Com o tema “A gestão dos ODS nas organizações”, a primeira edição da OBAdm vai destacar a sustentabilidade e a importância de formar profissionais mais conscientes. A prova vai abordar quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 8, que trata do trabalho decente e crescimento econômico; ODS 9, que fala sobre o fomento da inovação, infraestrutura resiliente e a industrialização inclusiva e sustentável; ODS 11, que destaca o valor das cidades e comunidades sustentáveis; e ODS 12, que trata do consumo e produção responsáveis.

Se inscreva pelo link: https://www.obadm.org.br/ 

A iniciativa tem como objetivo promover o ensino de qualidade da Ciência da Administração de modo empolgante, utilizando mecanismos de gamificação para impulsionar novos processos de aprendizagens. A OBAdm será dividida em dois níveis: o primeiro será voltado para o ensino médio técnico; e o segundo, direcionado para bacharéis e tecnólogos em administração e áreas correlatas. Profissionais também podem se inscrever e participar.

As avaliações serão aplicadas em duas fases. A primeira é composta de desafios gamificados com a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e gestão, abrangendo o dia a dia do estudante. A segunda fase envolve uma prova com questões de múltipla escolha.

Desenvolvimento sustentável

Segundo o coordenador da OBAdm e presidente do CRA-RJ, Wagner Siqueira, os ODS são apelos à sociedade por ações com o intuito de promover trabalho digno e proteger o meio ambiente, para garantir que as pessoas possam desfrutar de uma vida melhor.  “O Conselho do Rio é signatário, desde 2011, da Rede Brasil do Pacto Global, vinculada à ONU. Por esse motivo, escolhemos esse tema para a olimpíada científica”, afirma Siqueira.

“Além de levar conhecimento, buscamos promover a conscientização de estudantes e profissionais de administração e áreas correlatas sobre a importância dos Direitos Humanos, do Trabalho, Meio Ambiente e a fomentação de mecanismos Anticorrupção”, ressalta Siqueira.

O ensino da Administração no país

Wagner Siqueira lembra que, no ensino superior, o curso de Administração é um dos mais procurados do país, segundo dados do cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC). Em relação aos cursos presenciais, é o quinto maior com quase 250 mil estudantes. Já no EAD, ocupa o segundo lugar, com 393 mil. Além disso, grande parte está na rede pública de ensino (74,7%).

Para o coordenador da olimpíada, o grande número de alunos que ingressam na faculdade de administração traz uma séria reflexão. “Para termos organizações mais transparentes e éticas, é preciso, hoje, conscientizar os jovens, pois eles serão os próximos gestores e líderes”.

“Além do aprendizado, queremos promover ações que contribuam para o desenvolvimento de atitudes necessárias para uma postura comprometida e responsável com o futuro”, conclui.

OBAdm – Olimpíada Brasileira de Administração

Tema: Gestão dos ODS nas organizações

Site: https://www.obadm.org.br/

Inscrições até 1º de junho

Para estudantes do ensino médio técnico, bacharel e tecnólogo

Provas e desafios: 3 a 7 de junho de 2024

Contato para tirar dúvidas: 0800 606 9130

Foto: Divulgação

FONTE: ASCOM CRA-RJ

LEIA TAMBÉM: Conselho de Administração para maximizar o valor da empresa

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *