Novas moedas com retrato do rei Charles III entram em circulação no Reino Unido

Novas moedas com retrato do rei Charles III entram em circulação no Reino Unido
Por Katharina Cruz – Estadão Conteúdo

A primeira moeda de £1 com o retrato do rei Charles III entrou em circulação geral como parte de uma coleção inspirada em plantas e animais encontrados em diferentes partes do Reino Unido. O design mais recente, com duas abelhas, foi emitido para agências de Correios e bancos, com quase três milhões de moedas chegando às caixas registradoras e aos bolsos da população. As informações são do The Guardian.

Segundo o jornal britânico, todas as espécies incluídas nos designs, supervisionados pelo rei, estão em programas ativos de conservação e retratam a flora e a fauna local.

A moeda de 1 pence, por exemplo, retrata um arganaz-avelã, espécie de roedor cuja população caiu pela metade desde 2007. Já a de 2 penceslustra um esquilo-vermelho nativo do Reino Unido, que também está em extinção, enquanto a de 5 pences possui uma folha de carvalho.

A Royal Mint, fabricante oficial das moedas do Reino Unido, revelou em outubro do ano passado os oito novos designs da moeda de 1 pence a 2 euros. No mês seguinte, começou a produção de cada moeda – a de 50 pences, representando um salmão, foi a primeira a entrar em circulação no final do mesmo mês.

Espera-se que as restantes entrem em circulação durante o resto do ano, de acordo com a demanda, aponta o The Guardian.

Esses designs de moedas eventualmente substituirão o escudo atual, que apresenta um emblema dos países de origem: uma rosa, um cardo, um trevo e um alho-poró, introduzido pela rainha Elizabeth II em 2008.

“Esperamos que os designs estimulem conversas sobre a conservação dessas espécies importantes”, disse Rebecca Morgan, diretora de moedas comemorativas da Royal Mint.

Em uma pesquisa com quase 3.000 pessoas realizada pela Royal Mint, a moeda de £1 foi coroada como a favorita entre todos os oito designs, com a de 2 pences, representando o esquilo vermelho, em segundo lugar.

O gravador chefe da Royal Mint, Gordon Summers, supervisionou os designs, juntamente com um comitê consultivo. As moedas foram criadas com o apoio da Royal Horticultural Society e da Royal Society for the Protection of Birds.

Veja abaixo todas as moedas e suas novas ilustrações segundo informações da BBC.

1p: Um arganaz-avelã, cuja população caiu pela metade desde 2007;

2p: Um esquilo vermelho, que deve se misturar à cor da moeda de cobre;

5p: Uma folha de carvalho, significando seu papel como um habitat rico para a biodiversidade em áreas florestais e uma associação com a monarquia do passado;

10p: O tetraz – o maior galo silvestre do mundo – encontrado em uma pequena parte da Escócia e ameaçado de extinção;

20p: Um papagaio-do-mar;

50p: O salmão do Atlântico, que está ameaçado pela poluição dos rios e pela perda de habitat;

£1: Abelhas;

£ 2: Flores nacionais – uma rosa para a Inglaterra, um narciso para o País de Gales, um cardo para a Escócia e um trevo para a Irlanda do Norte.

Foto: Mark Eveleigh/Royal Mint Reino Unido

LEIA TAMBÉM: Reino Unido negocia acordo de livre comércio com Índia, Turquia, Coreia do Sul e outros países

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *