Mais de 1,5 mil atendimentos são feitos no primeiro dia da Semana da Saúde de São Gonçalo

Mais de 1,5 mil atendimentos são feitos no primeiro dia da Semana da Saúde de São Gonçalo

A primeira edição da Semana da Saúde de São Gonçalo, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura local, começou ontem, na Praça Zé Garoto. Até as 11h, mais de 1.500 atendimentos já tinham sido realizados, sendo 196 testes de PSA e exames clínicos de urologia, 96 mamografias e 480 atendimentos para verificação de pressão arterial, glicemia e bioimpedância (avaliação corporal). Durante os três dias de evento, que vai até amanhã, sempre das 8h às 16h, estão previstos pelo menos dois mil atendimentos diários, que incluem testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV e atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase. As senhas sao distribuídas a partir das 7h, com número de atendimentos limitados.

 “Trata-se de uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado, uma caravana dedicada a ampliar o acesso da população fluminense à informação, à prevenção e aos cuidados de saúde. Aqui estão sendo realizados exames importantes, como PSA, mamografias, aferição de pressão arterial e medição de glicose, fundamentais para o diagnóstico de doenças muitas vezes silenciosas”, reforça o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Outro estande de portas abertas para a população é o do Hemorio, com capacidade para coletar até 80 bolsas de sangue por dia. Uma das doadoras foi a estudante Gabriela Vaz, de 22 anos, que estava acompanhada pela mãe, a autônoma Luzanira Vaz, de 39 anos.

 “Minha mãe já é doadora há muito tempo, tem até carteirinha, mas esta é a minha estreia. Eu pretendo doar sempre. Isso faz a gente se sentir melhor, porque sabemos que estamos ajudando a quem precisa”, diz a jovem, que no mesmo local aproveitou para realizar o agendamento de uma mamografia para a avó e também a castração de três dos seus cães.

 O aposentado Clodomiro Pinto de Araujo, de 76 anos, foi uma das mais de 60 pessoas atendidas nesta manhã no estande de oftalmologia do evento. Apresentando um quadro de hipertensão, o idoso foi encaminhado pela médica Maria Júlia Tavares para um cardiologista.

“Além da aferição de pressão intraocular (tonometria), estamos fazendo exames como a retinografia e a biomicroscopia, que avaliam retinopatias e doenças como a catarata e alterações no fundo de olho. Somente hoje já foram feitos vários diagnósticos de problemas como esses, que sugerem encaminhamentos para unidades de saúde especializadas”, explica a médica.

Vizinho da Praça Zé Garoto, o eletricista aposentado Manoel Pinto de Souza, de 66 anos, comemorou a iniciativa:

“Esse evento é bom porque é gratuito e acaba incentivando a população a fazer outros testes e a se cuidar. Todo ano eu faço os exames de sangue, inclusive o PSA, conforme recomendado pelo médico, mas é a primeira vez que faço o exame clínico de próstata. É um teste muito importante para todo homem com certa idade. Eu tenho preocupação com a minha saúde e também com a da família, que precisa de mim”, relata o aposentado.

Num espaço odontológico, dentistas fizeram aplicação de flúor e avaliações dentárias, com encaminhamento para clínicas e postos de saúde. Jefferson Silva Souza, de 12 anos, foi um dos adolescentes atendidos no local.

 “Viemos para ele fazer aplicação de flúor. A dentista disse que ele estava de parabéns, sem nenhuma cárie, apesar de adorar pipoca doce”, relata a mãe do menino, Raquel Souza.

O evento também conta com uma área destinada a sessões de auriculoterapia, terapia que estimula pontos na orelha para tratar dores, ansiedade e outros distúrbios. Outro serviço destinado à população é a distribuição de pastilhas de cloro para tratar água de poço, caixa d’água ou cisterna.

Tutores de cães e gatos poderão agendar a castração de machos e fêmeas com até 25 quilos e mais de 6 meses de idade, exceto cães braquicefálicos (conhecidos pelo focinho achatado). Será agendada uma castração por CPF do responsável pelo animal. Também será possível registrar denúncias de saúde pública junto à Vigilância Sanitária, como estabelecimentos comerciais da cidade com produtos vencidos, locais insalubres e conservação inadequada de alimentos. Para esses serviços, será necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência.

Doação de sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. A expectativa do Hemorio é que sejam coletadas 80 bolsas de sangue por dia.

Saúde do homem

No espaço dedicado à Saúde do Homem, os pacientes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

Mamografia

Mulheres a partir dos 50 anos que precisam de mamografia serão agendadas pela Prefeitura de São Gonçalo para realizar o exame em duas unidades parceiras. Os exames serão realizados no mesmo dia do agendamento no Espaço Rosa e no Hospital Doutor Luiz Palmier, em São Gonçalo. Para realizar a mamografia, é preciso levar cópia de RG, CPF, Carteira Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. Quem tiver pedido médico para o exame e mamografias antigas também deve apresentar (não é obrigatório). Mulheres com menos de 50 anos, mas com indicação para realizar o exame, também poderão ser atendidas.

Oftalmologia

Para realização dos exames de glaucoma e fundo de olho será necessário apresentar cópia de RG, CPF, CNS e comprovante de residência atualizado. (Governo do Estado do RJ/Foto: governo do estado)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *