Lira determina instalação de comissão para analisar reforma tributária

Lira determina instalação de comissão para analisar reforma tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou a instalação, nesta terça-feira (24), de uma comissão especial para analisar a reforma tributária na Casa, por meio da PEC 7/20. O texto substitui todos os tributos atuais por apenas três classes de impostos: sobre renda, consumo e propriedade.
Após a instalação, serão definidos o presidente da comissão e o relator do texto, que teve admissibilidade aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) em novembro de 2021.
O texto é de autoria do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Entre outros pontos, o texto determina a extinção de praticamente todos os tributos atuais. No lugar deles, a PEC institui três bases de incidência (renda, consumo e propriedade), que poderão ser cobrados indistintamente pelas três esferas administrativas.
Hoje, a União tributa majoritariamente a renda das pessoas físicas e jurídicas. Os estados tributam a circulação de mercadorias e os municípios, os serviços.
A proposta prevê que estados e municípios criem seus impostos sobre renda e patrimônio na forma de um adicional do imposto federal, delegando sua cobrança ao fisco federal.
Com a justificativa de evitar o “efeito cascata”, o imposto sobre o consumo seria cobrado apenas na etapa de venda ao consumidor final no estado de destino da mercadoria. Acabariam a cobrança do tributo nas operações entre empresas e a utilização da substituição tributária (em que uma empresa paga pelo restante da cadeia produtiva).

(Folhapress/ Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *