Governo e Prefeitura de Porto Real assinam termo que encerra litígio

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a prefeitura de Porto Real, no Centro-Sul Fluminense, assinaram, nesta quinta-feira, o termo de autocomposição que colocou fim no processo de litígio que já estava no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). A disputa, referente ao recebimento de valores relativos à diferença de repasses do fundo de participação sobre o ICMS, IPI e Royalties, já se arrastava há anos. A mediação foi feita pela Câmara Administrativa de Solução de Litígios, da PGE.
“Nossa gestão coloca em prática a vontade de resolver os problemas, sejam eles das ordens administrativa ou judiciária. É dialogando juntos que está havendo a mudança de cultura na administração pública estadual”, disse o governador Cláudio Castro.
Criada em 2018, a Câmara Administrativa de Solução de Litígios é uma espécie de mediação para solucionar um conflito. De acordo com a PGE, a negociação com o município de Porto Real vai gerar economia para o governo estadual.
“A Câmara Administrativa de Solução de Litígios cria um ambiente de negociação fora do poder judiciário para colocar um fim aos processos que se encontram em litígio. O caso de Porto Real, um dos primeiros a serem mediados pela PGE, vai gerar uma economia ao Estado da ordem de R$ 10 milhões. E, além disso, propicia uma agilidade à cidade, que, a partir de agora, pode se inscrever para receber o crédito no sistema de precatórios do sistema judiciário”, falou o procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux.

Oferta de desconto ao Estado

Durante a negociação, o município de Porto Real ofereceu um desconto ao Estado, que aceitou a proposta. O processo foi considerado bem conduzido, segundo o prefeito Alexandre Serfiotis.
“Em apenas uma reunião com a PGE, chegamos a um acordo. Estamos celebrando o aceite do Governo do Estado e, com isso, chega ao fim um processo de anos. Garantimos para Porto Real recursos de cerca de R$ 40 milhões que serão investidos em projetos que recuperem a cidade, que sofreu ao longo dos últimos anos em virtude da perda de receita”, finalizou o prefeito. (Governo do Estado do RJ)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *