Fumaça branca sai de chaminé da capela sistina e indica que novo papa foi escolhido

Nesta quinta-feira (08), por volta das 13h08 (no horário de Brasília), a chaminé instalada no topo da Capela Sistina, no Vaticano exalou fumaça branca, que é um sinal de que o novo papa foi escolhido. Este foi o segundo dia do conclave, com cardeiais de todo o mundo reunidos para eleger o sucessor do Papa Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril, aos 88 anos.
O próximo líder da Igreja Católica deve ser conhecido em breve, quando o cardeal francês Dominique Mamberti se dirigir à multidão que está na Praça de São Pedro, para anunciar o nome do novo pontífice depois de dizer: “Habemus Papam” (latim para “Temos um papa”).
O nome que será anunciado ainda hoje, será o 267° pontífice no cargo. Este ano foram 133 cardeais eleitores, e o escolhido precisou conquistar ao menos, 2/3 dos votos. No caso do conclave atual, isso significa 89 votos. Assim que o novo líder for anunciado, será anunciado também o nome escolhido por ele para seguir no cargo.
Uma banda da segurança do próprio Vaticano começou a se apresentar para a multidão que aguarda o nome do novo Pontífice, e os olhos de todo o mundo se voltam para a Praça de São Pedro. A escolha desse novo papa levou dois dias, assim como a escolha do Papa Francisco, e aconteceu 17 dias após a morte do Papa anterior.
Depois de ser anunciado, o novo papa fará sua primeira aparição como líder da Igreja Católica, e fará, na sacada da Basílica de São Pedro, a benção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo) aos fiéis.
Foto: Vaticano Divulgação
LEIA TAMBÉM: Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar