FMI: Aumento de juros pode provocar instabilidade financeira, complicando luta contra inflação

FMI: Aumento de juros pode provocar instabilidade financeira, complicando luta contra inflação
Por Thais Porsch – Estadão Conteúdo

Em meio à alta inflação, o aperto da política monetária, embora necessário, podem levar a perdas significativas para os bancos com grandes exposições. Assim, clientes e investidores podem, então, reavaliar os riscos em todos os bancos, havendo chances de pânicos e instabilidade financeira, diz o Fundo Monetário Internacional (FMI) em publicação nesta quinta-feira (13).

Segundo a instituição, o fortalecimento da regulamentação e da supervisão prudencial, o aumento da gestão de risco exigida dos bancos, a melhoria da transparência e o uso de avaliações de risco granulares ajudariam a conter sistematicamente as exposições à inflação.

“Apesar dessas melhorias, se as perdas em bancos individuais deixarem espaço para um contágio mais amplo, os bancos centrais talvez precisem equilibrar o aumento das taxas para conter a inflação com o potencial de instabilidade financeira”.

Foto: Pexels

LEIA TAMBÉM: FMI eleva para 3% projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2024

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *