Fabrício Macias revela trajetória e inovação no marketing digital do Agro em podcast da Auddas

Co-CEO da Macfor, especialista em marketing digital, compartilha sua experiência empreendedora e os desafios de atuar em setores regulados como o agro e saúde
Fabrício Macias, Co-CEO da Macfor, agência reconhecida como referência em marketing digital no setor agro, será o convidado especial do podcast “De Dono para Dono”, da Auddas, conduzido pelo empresário Paulo Weinberger, Director of Investor Relations and Partnerships. O episódio abordará o tema “Inovação em alta: como o marketing digital está redefinindo o Agro”, destacando a trajetória de Fabrício e os desafios e oportunidades do setor.
Com um currículo extenso e diversificado, Fabrício é publicitário formado pela ESPM, especialista em Mídias Digitais e pós-graduado em Content Strategy & Copywriting pela UC Davis, na Califórnia. Possui certificações em áreas estratégicas, como Prompt Engineering pela Vanderbilt University, Liderança Criativa pela Miami Ad School e Google Analytics 4 pela CXL. Além disso, é host do podcast “Bring Me Data”, dedicado ao marketing digital.
Durante o episódio 84, que vai ao ar na última semana de março, Fabrício compartilhará detalhes de sua trajetória empreendedora, desde o início sem referências familiares diretas até o sucesso de sua primeira startup, Pouca Plata, que atingiu faturamento de R$ 300 milhões em apenas quatro anos, tornando-se o 6º maior site de compras coletivas do Brasil. Após a venda da Pouca Plata, Fabrício poderia ter optado pela aposentadoria precoce, mas preferiu novos desafios, aprofundando seus conhecimentos em marketing e tecnologia, inclusive em temporadas de estudo na Califórnia.
Foi nesse contexto de constante aprendizado que Fabrício e seu sócio José Fortunato fundaram a Macfor em 2016. A agência nasceu de maneira quase acidental, após conduzirem uma campanha política de sucesso em Americana (SP), inicialmente como consultoria. Com uma abordagem diferenciada, consultiva e fundamentada em dados, a Macfor rapidamente se destacou no mercado digital, atendendo empresas locais e, posteriormente, multinacionais.
No podcast, Fabrício destacará que um dos grandes desafios no marketing agro está na comunicação técnica e direta, fundamental em um setor altamente regulado. Ele falará como estratégias avançadas de marketing digital, como o uso de inteligência artificial e dados analíticos (Google Analytics 4 e Prompt Engineering), têm potencializado resultados no setor agrícola.
Além disso, o empresário ressaltará o posicionamento da Macfor como especialista em resolver problemas complexos que outras agências costumam evitar, destacando-se especialmente em setores regulados como agro e saúde. Atualmente, cerca de 40% dos negócios da agência estão no agro, atendendo clientes como Syngenta, Casa Bugre, Broto e Cargill, e cerca de 15% em saúde.
Fabrício também aconselhará novos empreendedores, enfatizando que empreender requer preparo, uma rede de apoio sólida e consciência dos desafios envolvidos, desmistificando a ideia romantizada sobre o empreendedorismo. Paulo Weinberger reforçou a importância da conversa ao afirmar que “a experiência do Fabrício é inspiradora e extremamente relevante para qualquer empreendedor que deseja entender como navegar e crescer em setores altamente regulados e complexos, como o agro.”
Para conferir o episódio completo com insights e mais detalhes dessa trajetória inspiradora, acesse o podcast “De Dono para Dono”, disponível no YouTube, Spotify e Apple Podcasts.
Sobre o podcast
De Dono para Dono é o podcast da Auddas e visa disponibilizar conhecimentos e expertises de donos de negócios para empresários e empreendedores. A plataforma é um espaço aberto para reflexões sobre as dificuldades e as dores dos processos de gestão, estratégia, governança e capital. E funciona como um hub de troca de experiências de quem está tentando e conseguindo encontrar soluções para lidar com o dia a dia de desafios de empreender no Brasil.
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM: Auddas promove mentoria exclusiva sobre sucessão familiar e estruturação empresarial