Estudo aponta que Twitter perde força nas buscas do Google
No último dia 24 de julho, Elon Musk e a CEO da empresa, Linda Yaccarino anunciaram a troca do nome do Twitter para X. A mudança ocorreu quase um ano após uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 550 milhões de usuários ativos, ter sido adquirida por US$ 44 bilhões pelo bilionário dono de empresas como a Tesla e a SpaceX. Entretanto, avaliações recentes estimam que o valor da plataforma caiu para US$ 15 bilhões, quase 66% menos.
Uma análise comparativa realizada pela Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, demonstrou que, no período de duas semanas após o anúncio (de 24/07 a 07/08), as buscas pelo termo original da marca “Twitter” apresentaram uma redução de 20%. Da mesma forma, as buscas pelos termos relacionados a “X“ e “Twitter X”, também registraram uma diminuição, de 7%.
A diminuição nas buscas pelo termo “Twitter” “X” e “Twitter X” indicam que a mudança de nome pode ter causado algum nível de confusão ou desinteresse entre os usuários, resultando em menos buscas pela marca ou pela nova designação “X”.
“Esses números sugerem diversas possibilidades, como uma desvalorização proposital para redução dos valores a serem pagos pelo Twitter, uma completa alteração no objetivo da plataforma que já custou 52% de queda em publicidade, ou mesmo apenas o desinteresse dos usuários, refletindo-se na diminuição das buscas pela marca ou pela nova denominação (X)”, pontua Ricardo Monteiro, COO da Tunad. Portanto, os resultados indicam que a transição de identidade da empresa não ocorreu sem efeitos na percepção e engajamento por parte do público, evidenciando a importância de estratégias claras de comunicação em momentos de mudanças tão marcantes. “O futuro dirá até que ponto essa oscilação nas buscas influenciará a trajetória da plataforma”, completa Cesar Sponchiado, Ceo da Tunad.
A pesquisa na íntegra pode ser obtida pelo link:
bit.ly/3KGPOtt
(Divulgação /Foto: Pexels)
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