Empresários compartilham, em livro, visões práticas da gestão estratégica para donos de negócios
Lançamento acontece dia 17 e a obra impressa poderá ser adquirida no site da Auddas
A obra “De dono para dono: uma visão prática sobre gestão estratégica – volume II” será lançado no próximo dia 17 de março e traz textos sobre planejamento estratégico, startups, M&A, governança, capital, liderança, operações estruturadas, plano de negócios, remuneração variável, gestão de pessoas, dentre outros assuntos relevantes para a gestão de negócios na atualidade.
Elaborada pelos sócios da Auddas: Julian Tonioli, Marco França, Fabian Valverde, Rogério Vargas e Bruno Ruy, a obra complementa o primeiro volume do livro, lançado no ano passado, e conta com 23 artigos escritos durante o segundo ano da pandemia. No livro, os autores “descrevem e compartilham, de maneira técnica, didática, atualizada e com a visão de proprietários, toda sua experiência à frente de negócios bem-sucedidos”, complementa Kelly Couto, CEO da Revista Capital Econômico, que prefaciou o livro.
Logo no primeiro artigo, intitulado de “As pessoas têm que se adaptar, se educar e aprender”, Fabian Valverde reforça a importância da qualificação tecnológica para atuar em um mundo cada vez mais volátil: “o movimento a seguir está claro. Fica a sugestão de não só dedicar tempo e recursos para se preparar para as mudanças, como também preparar a cultura digital para melhor aproveitar essa onda”. Já em “As razões do sucesso empresarial nem sempre são tão geniais”, o engenheiro Marco França chama a atenção para o perfil do empresário brasileiro: “não queremos diminuir ou menosprezar a genialidade do empresário e do empreendedor. Aliás, existe muita raça e resiliência para tocar qualquer coisa no Brasil. Nossa provocação se refere ao perfil típico do empresário, com uma pegada de negócios forte e apetite ao risco, que vai à luta”, comenta. Em “Definir corretamente as partes que cabem a cada sócio é fundamental para o deslanche das startups”, Julian Tonioli desmistifica o conceito de que “todos devem fazer de tudo” e traz à tona a necessidade “desde o início, de uma divisão clara das responsabilidades de cada um dos sócios-fundadores para com o negócio, preferencialmente alinhada com suas habilidades e competências.” Rogério Vargas traz insights valiosos sobre a conexão entre a estratégia, o modelo de negócio e a estrutura de gestão para a geração de melhores resultados para a empresa no artigo “CEO & donos de negócios”.
Ao longo do livro, os autores demonstram que são empreendedores com múltiplas competências e compreendem as dores do processo de gestão. “Sem dúvida, enriquece, brilhantemente, a literatura disponível nestas áreas, devendo ainda, se tornar indicação de bibliografia básica indispensável para cursos de graduação e pós-graduação nas maiores escolas de gestão do país”, finaliza Kelly.
O lançamento acontece às 19h na sede da empresa, na Vila Olímpia. Para quem quiser adquirir o exemplar, basta acessar o site da Auddas: http:// www.auddas.com. A versão online estará disponível a partir de 02 de abril no Amazon.
Foto: Divulgação