“Deixe de contratar, passe a atrair” explica Fabian Valverde, CEO da Paketá

Com as atuais taxas de desemprego, é claro que existem candidatos por aí procurando por trabalho ativamente. Apesar disso, nas minhas conversas com empresas que buscam por profissionais qualificados costumo escutar uma história diferente. Profissionais bons são difíceis de encontrar e que a qualificação necessária aliada com habilidade de execução e senso de entrega tem sido cada vez mais disputada. Isso em todos os setores, desde empresas de tecnologia até indústrias, serviços e varejo.

Para as empresas que querem escapar do ciclo reativo de contratação existe um caminho mais fluído. Para eliminar os grandes períodos de posições de trabalho desocupadas e assegurar o melhor talento em cada posição, você deve alterar a mentalidade de contratação da sua empresa e criar uma cultura diferente.

As companhias precisam se mover da mentalidade “contratar quando necessário” para o estado mental “sempre atraindo”. Muitos gestores não reconhecem a diferença entre contratar e recrutar. Contratar é o “simples” ato de preencher uma demanda imediata com uma pessoa que tem conhecimento e habilidades específicas para aquele momento. É reativo e não é a maneira mais eficiente para atrair os melhores talentos.

A grande desvantagem de um processo de contratação é que a cada dia que você não tem a pessoa buscada naquela posição de trabalho, você está perdendo dinheiro. Você tem que acelerar o processo para preencher aquela posição e pode cair na armadilha de contratar um candidato sub ótimo, movido pelo medo de não encontrar uma pessoa melhor para a posição no tempo apertado que possui.

Qualquer líder que publicou uma posição de trabalho sabe que pessoas boas são difíceis de achar. Acreditar que a pessoa com match perfeito estará disponível no exato momento que você publica sua posição não é só irracional, como arriscado. Para que você esteja em uma posição melhor em trazer para sua empresa os melhores talentos, você deve sempre manter o olho aberto para pessoas que possam contribuir e ter um bom encaixe na sua organização. Isso é recrutar, mesmo quando não está contratando.

Um dos primeiros passos dessa estratégia é criar um modelo de atração que complemente o processo de recrutamento. Empresas diferenciadas sabem que para atrair os melhores talentos, precisam criar um ambiente e modelo de trabalho que os melhores querem se juntar. Isso não apenas retêm seus colaboradores atuais, como também cria um local onde as pessoas possuem orgulho de trabalhar. Cria um ambiente onde atrair os talentos fica mais fácil além de permitir sua permanência por mais tempo, criando relações longevas. Esse passo geralmente é fácil de expor e difícil de realizar. O seu sucesso depende de entender o que as pessoas mais valorizam no seu segmento: flexibilidade, desafio técnico, evolução profissional contínua, conhecimento, progresso de oportunidades, reconhecimento, dinheiro. Tenha em mente que dinheiro geralmente não é o primeiro motivador para as excelentes pessoas, mas que ele tem papel essencial nesse processo. Como costumo falar, a conta tem que fechar para o profissional.

Invista na sua marca empregadora. No final do dia, recrutamento é marketing e vendas. Da mesma forma que você se comunica com seus clientes, seus futuros talentos precisam perceber os benefícios de se juntar a sua empresa, entender os seus propósitos para que possam se converter em colaboradores quando o momento certo chegar. Construa a comunicação correta para que as pessoas conheçam a sua empresa. Seja ativo nas redes sociais, construa e publique o seu handbook de uma maneira leve, informal e que seja fácil de ser consumido, preferencialmente via celular. (veja um exemplo acessando do seu celular o site handbook.paketa.com.br)

Se você está sempre recrutando, você vai precisar de uma maneira organizada para manter as informações dos excelentes candidatos que você pode fazer uma oferta no futuro. Mantenha essas pessoas engajadas, enviando conteúdo relevante do seu mercado e sua empresa. Alimente a relação que está sendo construída. Esse modelo não só ajuda a manter o contato, como também contribui no alinhamento antecipado de cultura e prepara uma possível entrada da pessoa na sua empresa. No meu caso, esse tipo de interação acaba trazendo oportunidades paralelas de negócios, investimentos em novas empresas, indicações de excelentes profissionais para empresas amigas etc. O tempo investido nessas interações invariavelmente cria relações fortes, de ganha-ganha sempre.

Para que tudo isso funcione, você precisa ter clareza dos objetivos do seu time hoje e antecipar quais talentos vai precisar no futuro. Entenda quais são as posições críticas para o sucesso contínuo da sua empresa, identifique novos papéis necessários para seu crescimento e maturidade. Com isso, será mais tranquilo identificar o perfil de pessoa a atrair, sem desprezar as atitudes, valores e alinhamento cultural com os princípios da sua companhia.


Recrutamento e atração não devem começar apenas quando alguém sai. É um processo contínuo, que nunca acaba. O esforço investido previamente, de maneira consistente, vai lhe salvar muito tempo e dinheiro. Recrutamento dessa maneira lhe dá liberdade e controle.
Uma vez entendido o modelo, um grande sinal de disciplina é, mesmo quando você acredita que já tem um time sensacional, seguir nessa rotina de atração, construção de marca empregadora e relacionamentos. Certamente você terá muitas boas surpresas em novas conversas.

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