Costa Rica: primeiro país do mundo a usar inteligência artificial para criar sua estratégia de Nation Brand

Costa Rica: primeiro país do mundo a usar inteligência artificial para criar sua estratégia de Nation Brand
Por PR NEWSWIRE – Estadão Conteúdo

Dez anos após o lançamento da essential COSTA RICA, esta Nation Brand (Marca Nacional) tomou a iniciativa de definir sua estratégia para a próxima década, aplicando um de seus valores, a inovação, tornando-se a primeira marca nacional do mundo a usar inteligência artificial para definir sua visão para 2035.

Juntamente com a Bloom Consulting, uma empresa internacional especializada em Nation Branding, a essential COSTA RICA usou quatro blocos de informações para desenvolver a Estratégia 2035: a) estudos anteriores sobre a percepção da Nation Brand como identidade digital e rankings; b) documentos estratégicos sobre a Costa Rica, como planos de descarbonização; c) relatórios globais sobre tendências futuras, como a Sitra Megatrends 2023, OECD Economic Outlook, Global Trends 2030 e mais de 10 relatórios adicionais; d) bem como entrevistas com partes interessadas nacionais de vários setores públicos e privados para conhecer sua percepção do país hoje e como eles percebem a Costa Rica em 10 anos.

Para se tornar o primeiro país do mundo a usar a IA no desenvolvimento de uma estratégia, a essential COSTA RICA e a Bloom Consulting inseriram os três primeiros blocos de informações em uma plataforma de inteligência artificial a ser processada e analisada em profundidade. Essa tecnologia não apenas permitiu identificar e avaliar as percepções atuais sobre a Costa Rica, mas também forneceu insights importantes sobre as tendências emergentes e o sentimento geral associado ao país na mídia internacional.

O sistema também gerou projeções sobre possíveis coberturas futuras da mídia, ajudando a antecipar áreas de oportunidade para aprimorar a imagem e a presença da Costa Rica em mercados globais estratégicos, bem como para tomar decisões mais informadas, permitindo que as estratégias de comunicação sejam ajustadas para maximizar o impacto positivo no público internacional.

Seguiu-se uma sessão de trabalho com as partes interessadas e as instituições que compõem a governança da Nation Brand, que definiu os projetos prioritários que receberiam a maior cobertura da mídia de acordo com os elementos do Modelo de Taxonomia de percepções da Nation Brand e da análise de IA, e que resultou nesse tema como foco da estratégia da Costa Rica: mudanças climáticas e preservação ambiental.

“Um dos cinco valores essenciais da COSTA RICA é a inovação; portanto, estamos procurando usá-la para criar a Estratégia 2035 aplicando IA e estamos muito satisfeitos com os resultados. Este roteiro nos levará a estabelecer o posicionamento da Costa Rica como líder mundial em sustentabilidade e na luta contra as mudanças climáticas”, afirmou Adriana Acosta, diretora da essential COSTA RICA.

A aplicação da IA representou vantagens no desenvolvimento desta Estratégia, algumas das quais foram:

  • Eficiência: permitindo que grandes quantidades de dados fossem processadas de várias fontes, o que garantiu uma análise completa.
  • Profundidade de perspectiva: a IA permitiu a detecção de padrões e correlações sutis nos dados, fornecendo insights mais profundos sobre a dinâmica das percepções.
  • Análise prospectiva: por meio da IA, foram analisadas tendências futuras, possibilitando modelar cenários com base em múltiplas variáveis, com uma visão informada e completa.
  • Modelos preditivos: que possibilitaram modelar o comportamento futuro com base nas tendências globais, obtendo previsões mais precisas sobre as tendências futuras da mídia

“O fato de a Costa Rica ser o primeiro país a desenvolver a Estratégia de Nation Brand usando inteligência artificial demonstra o quão avançada ela é e como está liderando o caminho em nation branding”, acrescentou José Felipe Torres, diretor global de marca nacional e local da Bloom Consulting.

A Estratégia 2035 da essential COSTA RICA foi lançada no final de 2023 com o objetivo de criar mensagens poderosas focadas nas mudanças climáticas e na sustentabilidade por meio do conceito de Inteligência Natural. Até o momento, a Marca Nação Costa Rica vem implementando ações para fortalecer a imagem da Costa Rica como articuladora de inovação e conhecimento sobre mudanças climáticas e preservação ambiental em diversos fóruns nacionais e internacionais.

Também trabalha em conjunto com o setor privado da Costa Rica em uma série de oficinas para introduzir a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas nas empresas, ao mesmo tempo em que alinha o programa de licenciamento da Nation Brand a essa nova narrativa. Além disso, estão sendo realizadas campanhas digitais e diversos treinamentos para talentos locais, especialmente jovens, sobre os temas da Estratégia.

“A Costa Rica já está bem posicionada em mudanças climáticas e preservação ambiental, razão pela qual com a Estratégia 2035 – e graças aos cenários futuros analisados com a ajuda da IA – estamos trabalhando para capitalizar o que o país construiu ao longo de décadas com ações específicas que ajudem a aprimorar sua imagem internacional e promover a implementação de táticas que reforcem a liderança da Costa Rica nesses temas”, finalizou Adriana Acosta.

Foto: Pexels

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