Como seguradoras estão usando IA e marketing digital para conquistar novos públicos

Como seguradoras estão usando IA e marketing digital para conquistar novos públicos

Por Bárbara Souza

O setor de seguros vive uma transformação digital acelerada, com empresas adotando inteligência artificial e automação para personalizar campanhas e melhorar a experiência do cliente. Segundo pesquisa da McKinsey, 85% das seguradoras globais já utilizam IA em pelo menos uma área de negócios, com o marketing digital sendo uma das principais aplicações.

De acordo com Rodrigo Palo, Gerente de Marketing da Sinaf Seguros, as ferramentas de inteligência artificial estão revolucionando a forma como as seguradoras se comunicam com seus clientes. “Neste momento estamos utilizando muito as ferramentas de IA que já vêm ‘embutidas’ nas ferramentas de CRM, Automação de Marketing, BI e nas plataformas de Mídia Digital (Google, Meta, TikTok, etc.)”, explica.

De acordo com dados da Gartner, o mercado de IA para marketing deve crescer 25% ao ano até 2025, impulsionado justamente pela necessidade de segmentação precisa. “Essas ferramentas permitem criar versões de campanhas e anúncios segmentados e mais eficazes para atingir públicos específicos”, complementa Rodrigo.

Além da segmentação, a geração automatizada de conteúdo ganha espaço. “As ferramentas de criação de conteúdo já conseguem gerar textos, imagens e vídeos que apoiam a criação de parte das campanhas em todas as etapas do funil”. Um estudo da Salesforce revela que 62% das empresas de serviços financeiros já usam IA generativa para produção de conteúdo.

Conquistando Millennials e Geração Z: o mix digital e off-line

Segundo Rodrigo, atrair o público jovem exige estratégias específicas. “As novas gerações não podem ser impactadas sem o uso das redes sociais, mas também é necessário adaptar a linguagem e os produtos de seguros”, afirma o especialista.

Dados da Kantar mostram que 78% da Geração Z prefere marcas com presença no TikTok e Instagram. Porém, o entrevistado alerta: “Não é possível construir uma marca forte somente com marketing digital. Grandes marcas que nasceram no digital também usam mídia off-line de forma integrada”.

O relatório “Future of Marketing” da Deloitte confirma essa tendência: 73% das campanhas bem-sucedidas para jovens em 2023 combinaram digital (redes sociais, influencers) com ações off-line (eventos, OOH).

LGPD: o desafio da privacidade sem perder eficiência

Com a implementação da LGPD, o uso de dados tornou-se mais complexo. “O cuidado em escolher parceiros em compliance com a LGPD é fator de muita atenção”, destaca o entrevistado.

Segundo o Data Privacy Brasil, 42% das empresas tiveram que reformular suas estratégias de marketing após a lei. O especialista explica: “É fundamental garantir a anonimização dos dados de prospects que deixam informações em chats e formulários”.

Apesar dos desafios, a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) projeta que o mercado de martech – empresas que unem marketing e tecnologia – no Brasil, crescerá 28% em 2024, impulsionado justamente por soluções que conciliam performance e privacidade.

O futuro do marketing no setor de seguros
A análise mostra que as seguradoras estão em um momento de equilíbrio delicado:

  • Uso intensivo de IA para personalização
  • Combinação estratégica de canais digitais e tradicionais
  • Adaptação contínua às regulamentações de privacidade

Como conclui o Gerente de Marketing, “O mix de canais está mais complexo e segmentado, mas quando bem executado, traz resultados significativos”. Com investimentos em tecnologia chegando a R$ 3,2 bilhões no setor em 2023 (FenSeg), a transformação digital das seguradoras brasileiras parece estar apenas começando.

Foto: Pexels

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