Como as empresas podem manter o bem-estar no trabalho durante ondas de calor e poluição
Por Estadão Conteúdo
O Brasil está enfrentando uma intensa onda de calor e alta poluição, resultante principalmente das queimadas que estão ocorrendo em todo o país e prejudicam a saúde de toda a população. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para diversas regiões, destacando os riscos à saúde causados pelas condições climáticas severas. Nesse cenário, as empresas possuem um papel fundamental em proteger seus colaboradores, mantendo o ambiente de trabalho seguro, saudável e ainda produtivo.
De acordo com a Lei nº 13.589/201, as organizações são legalmente responsáveis por garantir a qualidade do ar no ambiente de trabalho. A manutenção dos sistemas de ar-condicionado e o monitoramento de microrganismos no ar são essenciais para a prevenção de doenças.
Pensando nisso, Rodrigo Caiado, Diretor Comercial da Up Brasil, empresa que oferece soluções focadas no bem-estar dos trabalhadores, listou três dicas para as companhias garantirem condições adequadas de trabalho e fornecerem orientações práticas para lidar com essas situações difíceis, porém cada vez mais frequentes, à medida que o aquecimento global avança. Confira:
Incentive a hidratação
Visto que o calor extremo e a poluição afetam diretamente a saúde dos trabalhadores, levando a problemas respiratórios e alergias, é muito importante que as empresas incentivem a hidratação constante. “Uma iniciativa positiva é a divulgação de comunicados internos que destaquem a seriedade da situação e encorajem o aumento do consumo de líquidos para manter a hidratação do organismo e das vias aéreas durante esse período, inclusive fornecendo água potável fresca sempre que necessário. Assim, além de cuidar do bem-estar dos colaboradores, a companhia ainda garante que o clima ruim não irá afetar a produtividade e absenteísmo”, conta o executivo.
Adeque o ambiente de trabalho
Caiado ressalta que outra ação fundamental é adequar o local de trabalho para que seja o mais confortável possível nesses momentos, mantendo as temperaturas baixas para que ninguém passe mal de calor, incentivando pausas para hidratação e promovendo o home office em dias mais críticos para aquelas funções que permitem essa modalidade.
Ofereça flexibilidade
A flexibilidade nos horários de trabalho em dias de temperatura elevada e alta poluição também é essencial para garantir o bem-estar dos colaboradores. “Os benefícios relacionados à flexibilização das jornadas estão sendo cada vez mais demandados pelos trabalhadores, mas são especialmente importantes em condições extremas, como as que estamos vivenciando no Brasil. A exposição prolongada a ambientes quentes e poluídos pode causar sérios problemas de saúde, como desidratação, exaustão e dificuldades respiratórias. Portanto, ao permitir horários mais flexíveis, as companhias demonstram compromisso com o bem-estar dos funcionários e evitam queda no desempenho”, ressalta o Diretor Comercial da Up Brasil.
Sobre a Up Brasil
A Up Brasil é uma empresa que oferece soluções focadas no bem-estar dos trabalhadores por meio de benefícios corporativos e serviços de valor agregado, influenciando um consumo responsável e sustentável. Fundada em 2016, a companhia faz parte do grupo Up Coop, que está presente em 23 países, conta com 3.210 colaboradores, apoia um milhão de empresas e possui 23 milhões de beneficiários. O objetivo da companhia é promover o bem-estar social e o desenvolvimento econômico por meio de soluções inovadoras e sustentáveis para empresas, comunidades e indivíduos. A Up Brasil disponibiliza uma variedade de produtos e serviços, como Vale-Refeição, Vale-Alimentação, Vale-Cultura, Antecipação Salarial, Crédito Consignado Público e Privado, além de soluções de gestão para melhorar a qualidade de vida no trabalho, motivar e recompensar colaboradores, e apoiar populações vulneráveis. A Up Brasil conta com 10 mil clientes, 250 mil beneficiários e possui parceria com 30 mil estabelecimentos.
Foto: Pexels