Como a mídia OOH pode aumentar o alcance das campanhas publicitárias e consolidar a memória visual da empresa

Como a mídia OOH pode aumentar o alcance das campanhas publicitárias e consolidar a memória visual da empresa

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A mídia Out of Home (OOH), também conhecida como mídia exterior ou “fora de casa”, se refere a anúncios e campanhas publicitárias que são veiculadas em locais fora do ambiente doméstico, como outdoors, pontos de ônibus, placas em aeroportos, dentre outros. Embora haja uma crescente ênfase na publicidade digital e online nos últimos anos, este tipo de mídia tem desempenhado um papel cada vez mais significativo no mundo da publicidade, oferecendo abrangência, presença constante, imenso apelo visual e complementaridade com estratégias de marketing online.

De acordo com pesquisa do Cenp-Meios (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário), com um volume de quase R$ 1,7 bilhão, a mídia Out of Home é o terceiro maior meio de investimento publicitário no Brasil, atrás apenas da veiculação em TV aberta (cerca de R$ 9 bilhões) e dos anúncios na internet, com mais de R$ 6,5 bilhões em aportes financeiros. Ainda segundo o estudo, o meio de comunicação fora de casa representou aproximadamente 9% dos quase R$ 20 bilhões movimentados no país em 2021. Outro trabalho publicado pela Kantar IBOPE (2022) mostra que a quantidade de veiculações OOH vem crescendo significativamente após a pandemia, além disso, comprova que grande parte (97%) da população brasileira utiliza semanalmente algum meio de transporte, sendo impactada em algum nível por este tipo de comunicação em ambientes externos.

Neste sentido, as campanhas de mídia OOH em ônibus têm a capacidade de serem disruptivas e impactantes. E uma das suas principais vantagens é o alcance amplo e massivo. Ao veicular anúncios em veículos que circulam por locais públicos de grande circulação, as campanhas têm a capacidade de alcançar um grande número de pessoas, atingindo uma audiência diversificada. Isso é particularmente relevante para empresas que desejam aumentar o conhecimento da marca e ampliar o alcance ao seu público. Além disso, a mídia externa oferece uma presença constante, amplificada e de longa duração. Ao contrário de outros formatos de publicidade, como comerciais de TV ou em canais online, que podem ser evitados, os anúncios nesta modalidade estão sempre presentes naqueles ambientes, aumentando a possibilidade de serem notados pelo público-alvo. Parte essencial da infraestrutura urbana, os ônibus estão em constante movimento e em diferentes áreas da cidade, possibilitando que seus anúncios sejam vistos por pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros de outros meios de transportes. Sendo assim, alcançam um amplo espectro de pessoas e permitem exposição contínua e direta a potenciais consumidores, ajudando a construir familiaridade e reforçar a mensagem da marca ao longo do tempo e para um número ainda maior de pessoas.

Outro aspecto importante deste formato de exposição externa é o seu impacto visual. Os anúncios em outdoors e em outros formatos tendem a ser grandes, coloridos e visualmente atraentes, o que chama a atenção das pessoas que passam por eles. Esse efeito pode criar uma impressão positiva da marca na mente do público, além de gerar lembrança duradoura da marca. A natureza das campanhas publicitárias em ônibus também permite uma grande liberdade de criação. Com um espaço físico maior em comparação com outros formatos de publicidade, os anúncios podem ser elaborados de maneira criativa e disruptiva, inclusive integrando figuras animadas e interativas. Isso significa que as marcas têm a oportunidade de contar histórias visualmente atraentes, transmitir mensagens poderosas e despertar emoções nos espectadores. A combinação de tamanho, localização estratégica e criatividade resulta em campanhas que se destacam e capturam a atenção do público de forma altamente eficaz. A Natura, por exemplo, já realizou campanhas nos painéis laterais de ônibus, exibindo imagens de seus produtos e promovendo seus lançamentos ou valores da marca. Em recente campanha em São Paulo, a Netflix envelopou ônibus com adesivos que representavam os personagens de suas séries mais populares. Essa estratégia visava criar um impacto visual marcante e promover as séries da plataforma.

A mídia no transporte coletivo urbano também é uma excelente opção para campanhas que visam atingir um público local específico. Seja para promover eventos locais, estabelecimentos comerciais ou campanhas de conscientização, os anúncios em ônibus têm o poder de se conectar diretamente com a comunidade em um nível pessoal e impactante. Em diversas ocasiões, o governo brasileiro realizou campanhas de conscientização nos ônibus sobre a prevenção do mosquito Aedes aegypti, com adesivos e informações sobre como evitar a proliferação do mosquito. Sem dúvida, essa proximidade aumenta a probabilidade das mensagens serem notadas e lembradas pelas pessoas, maximizando seu poder, motivando a ação (de compra) e a fidelidade à marca.

Além disso, as campanhas offline como estas podem ser complementares às estratégias online. A combinação estratégica entre os meios offline e online pode ser poderosa, aumentando a interatividade por meio do live marketing, permitindo que as marcas alcancem os consumidores de forma abrangente e em vários pontos de contato, reforçando a mensagem de forma consistente e impactante. Por exemplo, pode apresentar uma chamada para ação que direciona as pessoas para um site ou uma campanha nas redes sociais, criando um vínculo entre os meios físico e digital, potencializando as oportunidades de consumo. Recente ação itinerante, transformou um ônibus double deck em um enorme espaço útil de mídia externa com 160m². Na parte superior, foi criado um lounge personalizado com direito a roda de samba ao vivo, jingle da marca, promotores uniformizados, além de distribuição de comes e bebes bem cariocas. A inovadora e bem sucedida iniciativa de live marketing é um exemplo de como a comunicação em ônibus pode ser utilizada para aumentar a interatividade, gerar experiências personalizadas e impactar diretamente o público-alvo.

Embora a publicidade digital tenha crescido significativamente nos últimos anos, as campanhas offline, incluindo a mídia OOH, apresentam grande relevância e valor, com sua presença marcante nas ruas e sua capacidade de se destacar de maneira criativa. Contudo, ao considerar uma campanha de marketing, é essencial avaliar o mix de mídia ideal para atingir os objetivos da marca e alcançar o público-alvo de forma eficaz.

Por Alessandra Scivoletto, Gerente Comercial, e Juliana Scivoletto, Gerente de Mercado, ambas da Itabus.

Imagem: Juliana Scivoletto, Gerente de Mercado (na direita) e Alessandra Scivoletto, Gerente Comercial (na esquerda)

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