Cláudio Castro anuncia retorno da Stock Car ao Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro (foto) anunciou, nesta quarta-feira, o retorno da Stock Car ao Rio de Janeiro, em 2022, após dez anos fora do estado. A etapa fluminense da competição, batizada de GP Galeão, é viabilizada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A disputa será em uma pista montada no Aeroporto RioGaleão, na Ilha do Governador, Zona Norte da capital fluminense.

“O Rio de Janeiro passa por uma retomada após um período de perdas. É a retomada da credibilidade. Grandes empresas voltaram a nos procurar para investir no Rio de Janeiro. Nossa gestão tem resultados históricos. Quando ouvimos um piloto como o Cacá Bueno dizer que acredita no estado, indica que estamos no caminho certo”, afirmou o governador Cláudio Castro.

O GP Galeão, primeira corrida em um aeroporto comercial na história do esporte nacional, será realizado no dia 10 de abril. A pista terá quatro quilômetros de comprimento e 45 metros de largura. A estrutura prevê a instalação de arquibancadas.

“Constantemente recebemos pedidos dos fãs da Stock Car para que as provas voltem a ser no Rio de Janeiro. Vamos batizar o circuito de Cacá Bueno, único piloto carioca em atividade. Estamos voltando para casa”, comemorou Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

Um carro, semelhante aos que são utilizados pelos pilotos nas provas de Stock Car, foi desenvolvido especialmente para o lançamento da etapa do Rio de Janeiro. O automóvel, que tem cerca de 500 cavalos de potência, será exposto em alguns locais da capital, como o Palácio Guanabara, o Aeroporto RioGaleão, entre outros pontos turísticos.

“Estive no domingo em Interlagos, São Paulo, e pude vivenciar a nova era da Stock Car, que vem agregando muito ao esporte brasileiro. A Lei de Incentivo ao Esporte, da nossa secretaria, foi um importante instrumento para que a modalidade estivesse de volta ao Rio de Janeiro. Trazer de volta a Stock Car atraiu outras modalidades automobilísticas para conversarem conosco”, afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca.

Retomada dos grandes eventos

O ano de 2022 será marcado pela retomada de alguns dos principais eventos esportivos e de entretenimento que tinham o Rio de Janeiro como sede. A Maratona do Rio, realizada no mês passado, já antecipou este potencial: o impacto foi positivo na rede hoteleira, com cerca de 95% de ocupação durante o fim de semana da realização das corridas de rua, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

“O trabalho de retomada dos grandes eventos mostra resultados a partir deste anúncio. Sabemos que, mesmo um evento realizado na capital, pode gerar impacto no interior do estado. O retorno da Stock Car é a prova de que as pessoas voltaram a acreditar no Rio de Janeiro e estão apostando no estado para retomar os investimentos em diversos setores”, afirmou o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.

O pentacampeão da categoria Cacá Bueno também falou sobre o retorno do esporte ao Rio de Janeiro.

“Tudo que hoje sou teve início na minha cidade, que é o Rio de Janeiro. Comecei no kart aqui e, por isso, é uma grande vitória. Este será o ponto de partida do retorno do automobilismo”, disse o piloto.

A competição

Ao todo, são 12 etapas da Stock Car Pro Series, que é a categoria de acesso. A competição brasileira também será realizada em outras cidades do país. No Rio de Janeiro, o GP Galeão, além do governo estadual, tem o apoio das empresas Naturgy, Light e RioGaleão. A iniciativa marcará também as comemorações dos 70 anos do Aeroporto Internacional Tom Jobim, inaugurado em 1º de fevereiro de 1952.( Governo do Estado do RJ)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *