Castro participa de cerimônia pelo 100 anos da pedra fundamental do Cristo

Castro participa de cerimônia pelo 100            anos da pedra fundamental do Cristo

O governador Cláudio Castro participou, nesta segunda-feira, da cerimônia do 100° aniversário do lançamento da pedra fundamental do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado. O evento marcou também a assinatura do protocolo de intenções e do Acordo de Convivência entre a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que representa a solução de um antigo impasse em relação ao monumento. A iniciativa fortalece a integração entre o meio ambiente e os valores culturais, históricos e religiosos.

Castro discursou sobre o momento simbólico durante o evento, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, além de autoridades federais e municipais.

“É sempre uma alegria estar aqui. O Cristo Redentor é muito mais que um monumento, ele é um símbolo do Rio de Janeiro, que acolhe a todos. E o nosso Rio tem se recuperado cada dia mais. Vimos durante muitos anos problemas insolúveis. Neste governo, existe a vontade de resolver desafios históricos e de entregar aquilo que a população fluminense precisa. Parabenizo também o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, por toda luta e por ter buscado concretizar essa parceria”, disse o governador Cláudio Castro.

O protocolo envolve interesse mútuo no ordenamento público do parque, na preservação da biodiversidade da Unidade de Conservação e na mitigação dos impactos ambientais. Ainda prevê a manutenção e acessibilidade ao Morro do Corcovado e ao Santuário Cristo Redentor, além da definição de estratégias para a gestão do Parque Nacional da Tijuca, que incluem os valores intangíveis ligados ao patrimônio natural, levando sempre em conta a espiritualidade e a preservação da natureza.

“Com o passar do tempo, são exigidas novas disposições e todo o trabalho de convivência nesse local que nós construímos e conservamos. De lá para cá, surgiram os parques nacionais, surgiu também o ICMBio que atende às próprias legislações e às novas disposições nacionais. É importante renovar aquilo que foi feito há mais de 90 anos. Com estas novas situações e instituições, então nós refazemos esse espaço de convivência e nossas responsabilidades que aqui existem. Agradeço a todos pelas providências, o diálogo entre a nossa assessoria jurídica e também com o Ministério do Meio Ambiente para chegar a esse momento. É muito bom chegar a um denominador comum desse trabalho e dessa missão”, afirmou Dom Orani.

Regularização na Maré e no Parque Alegria

Na mesma ocasião, a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Economia e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram Acordo de Cooperação Técnica para Regularização Fundiária em duas comunidades do Complexo da Maré (Parque União e Rubens Vaz), na Zona Norte da capital.

A assinatura do acordo prevê também a doação de área da União para regularização da comunidade Parque Alegria, na Zona Portuária. Ao todo, mais de 12 mil famílias de baixa renda deverão ser beneficiadas com a regularização fundiária e com o direito à moradia. (Governo do Estado do RJ/Foto: Governo do Estado)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *