Brasil lidera crescimento global da Creator Economy, segundo estudo
Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS – Estadão Conteúdo
O mercado da Creator Economy cresce em ritmo acelerado, entre 10 e 20% ao ano no mundo, segundo estudo “A presença brasileira na Creator Economy”, desenvolvido pela Hotmart, empresa global em tecnologia atuante no setor. A previsão é que o mercado da Creator Economy dobre de tamanho até 2027, chegando a U$480 bilhões, segundo o Goldman Sachs.
População com amplo acesso digital
O consumo digital já faz parte da rotina do brasileiro, desde as transações bancárias via PIX, que chegam a quase 42 bilhões em 2023, até as 3h46 por dia dedicadas às redes sociais. Esse contexto viabiliza o crescimento da Economia dos Criadores no país. Em 2023, aproximadamente, 7 milhões de brasileiros monetizaram conteúdos digitais, por meio de canais no YouTube, venda de produtos digitais ou posts patrocinados. O número cresceu 70% desde 2019. A Hotmart acompanhou esse crescimento, e atualmente conta com 200 mil criadores de conteúdo ativos, fazendo vendas em mais de 188 países. Desde 2011, esses criadores de conteúdo venderam mais de 10 bilhões de dólares em produtos digitais.
Ainda em 2023, 80 milhões de brasileiros compraram pela internet. Um em cada quatro comprou produtos digitais, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2023. O estudo da Hotmart também ressalta que de todos os compradores na empresa no ano passado, um terço deles adquiriu pela primeira vez um produto digital. E desse total, um em cada cinco comprou novamente um ou mais produtos durante o ano.
“O estudo aponta que o Brasil tem abraçado rapidamente as soluções digitais apresentadas pelo mercado nas últimas duas décadas. Temos forte receptividade para crescermos em tecnologia e economia digital, por isso a Creator Economy tem encontrado solo fértil por aqui”, explica Leandro Conti, Vice-Presidente Global de Assuntos Corporativos da Hotmart.
Crescimento internacional
De acordo com o Hotmart Insights, outro levantamento da empresa, cerca de 30% dos creators brasileiros clientes da empresa vendem para o exterior e 15% da receita deles vêm de outros países, como México, Colômbia e Estados Unidos. Além disso, o estudo revelou que mais de 60% dos compradores da América Latina pretendem fazer uma nova compra no próximo ano e a maioria pretende gastar até 100 dólares.
Geração de trabalhos em escala
Em 2023, a Hotmart anunciou que já havia gerado mais de 300 mil trabalhos diretos e indiretos no Brasil, segundo estudo feito em parceria com a FGV. Atualmente, 77% dos produtores de conteúdo em nível avançado, que são aqueles que aparecem em frente às câmeras, contam com uma equipe própria formada por, no mínimo, quatro funcionários. São profissionais que ajudam a promover e lançar infoprodutos Isso porque, para produzir e comercializar produtos digitais, profissionais especializados em áreas técnicas, como editores de vídeo, gestores de tráfego pago, programadores, redatores publicitários, entre outros, vão se tornando cada vez mais necessários, à medida que os negócios prosperam.
Além das possibilidades como profissionais de bastidores, é possível atuar como um afiliado, ou seja, vender produtos digitais de diferentes criadores de conteúdo e ganhar comissões sobre as vendas realizadas. Em 2023, mais de 150 mil pessoas faturaram como afiliados na Hotmart. A pesquisa também revela que 1 em cada 10 produtores brasileiros também trabalha com afiliados e que 21% da receita desses produtores vem desse canal
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