Alunos da UVA participam de programa inédito de intercâmbio no Canadá
Dez alunos dos três campi da Universidade Veiga de Almeida (UVA), dos cursos de comunicação, embarcaram na última sexta-feira para um projeto de intercâmbio na instituição LaSalle College, em Vancouver, no Canadá. O programa é uma parceria entre a UVA, a CP4 Cursos no Exterior e o grupo LCI Education, e vai garantir uma imersão por meio do curso “O poder do Storytelling”, por 10 dias.
Segundo a diretora da CP4 Cursos no Exterior, Ana Beatriz Faulhaber, a organização funcionou como um braço de internacionalização no processo de intercâmbio, que surgiu a partir de uma demanda levada pelas professoras Ana Rosado e Ediana Avelar, em torno do Storytelling. O seguimento vai além da área de propaganda e marketing, envolvendo também o campo de apresentação de projetos, recrutamento, seleção e outros.
A diretora explica por qual motivo escolheu a LaSalle College – em Vancouver – como destino para os intercambistas. “Nós escolhemos justamente o que daria um suporte super Interessante para os alunos. Eles tem curso na área de filmes, televisão, de video game programming, digital film, Game art design, graphic design…e todas essas áreas o storytelling permeia”, explica Ana Beatriz Faulhaber.
Além disso, a diretora reafirma o cuidado no desenvolvimento do projeto. “Foi bastante pensado o que poderia ser levado de novidade e exclusividade para os alunos da Universidade Veiga de Almeida. E esse é um projeto absolutamente exclusivo e inédito. Não existe outro no Brasil”, diz Ana Beatriz Faulhaber.
A professora Ediana Avelar está acompanhando os alunos na viagem, e afirma a importância do programa para os alunos. “Um intercâmbio cultural por si só já é uma experiência que transforma a sua visão de mundo. Quando é possível alinhar essa vivência a um novo conhecimento técnico e ao aprendizado de soft-skills, o programa torna-se completo”, conta.
Professora Ediana Avelar com os alunos do Intercâmbio, em frente a LaSalle College / Foto: Arquivo Pessoal
A parceria, que foi supervisionada pela área do Sucesso do Estudante da UVA, tem como objetivo capacitar profissionalmente os intercambistas por via de workshops, palestras e visitas técnicas, mas também estimular o desenvolvimento de soft skills com toda a experiência sociocultural e adquirida durante a viagem. Ao final da experiência serão entregues 5 certificados profissionais aos alunos.
A estudante do 3⁰ período de Jornalismo da UVA, Maria Clara Coelho, de 20 anos, conta que ficou interessada em participar do intercâmbio devido a experiência que o projeto oferece tanto pessoal quanto profissionalmente, nesta que será sua primeira viagem sem a família. Às vésperas de embarcar para o Canadá, a jovem confessa estar bastante ansiosa e cheia de expectativas.
“Eu espero levar muito conhecimento e bagagem de vivência também. Tenho certeza que a viagem será incrível e uma oportunidade única! Além disso, tenho certeza que o intercâmbio será imprescindível no meu currículo, e irá me proporcionar grandes oportunidades no futuro”, conta Maria Clara.
Diário de bordo
Um dos desdobramentos do projeto, além da própria viagem, é o desenvolvimento de um projeto acadêmico em forma de um diário de bordo chamado “Ponte para Vancouver”, onde os alunos vão colocar suas experiências e detalhes da viagem como primeiras impressões, mobilidade e culinária do local.
Supervisionado pela professora Erica Ribeiro, o diário de bordo será constantemente atualizado e ficará disponível ao longo do curso, e já possui registro do preparo para a viagem. A documentação foi feita do workshop sobre “A importância das Soft Skills para as empresas”, com o especialista em talentos e Gerente de Operações da RPO, Raphael Araújo.
Depois que retornarem ao Brasil no dia 17 de outubro, alguns dos textos preparados serão escolhidos para gerar um e-book, que é um projeto acadêmico que visa alimentar o portifólio dos intercambistas.
(Por Bárbara Souza /Foto: Arquivo Pessoal – Ediana Avelar)