ACIONISTA TOP BUSINESS
Por Ediana Avelar
O ano do Dragão
No dia 10 de fevereiro começa o esperado Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera. E é o icônico Dragão, criatura mais lendária desta cultura milenar, símbolo de fortuna, poder e prosperidade, o signo da vez. À medida que o novo tempo se aproxima, diversas marcas de moda, beleza e relojoaria lançam produtos em homenagem ao Ano do Dragão. Giorgio Armani, Gucci, Lancôme, Montblanc, Fendi e muitas outras lançaram coleções cápsulas para comemorar a data auspiciosa com peças únicas e de edição limitada.
E em New York, New York
Quem estiver na cidade que nunca dorme poderá celebrar o Ano do Dragão do alto do Empire State Building, em Nova York. Mas o espetáculo visual ‘Sunrise’ é para poucos. De 9 a 13 de fevereiro de 2024 somente um número limitado de visitantes poderá comprar a experiência exclusiva para ver o nascer do sol do observatório mais famoso do mundo.
Inovação financeira
O relatório Elo sobre ‘Tendências em tecnologias de pagamento” aponta que o Brasil vem se destacando em inovação financeira, recebendo elogios de notórias instituições, como o FMI. A moeda digital brasileira ainda em fase de testes, o DREX, é uma das responsáveis por esse novo status-quo, além do nosso bem-sucedido PIX para transações instantâneas.
Vamos para Sanja?
O aeroporto de São José dos Campos, a primeira smart city certificada do Brasil, volta a operar a partir do próximo mês. O SJK Airport promete ser uma opção de tickets low-cost para passageiros, iniciando voos de ida e volta para a cidade maravilhosa e conexões.
Conselho forte
Robson Carneiro, o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, tomou posse no dia 31 de janeiro na nova sede. Dinâmico e empreendedor, o rotariano Robson Carneiro é também presidente da ACIB e FACERJ, além de Relações Públicas da UNISUAM por mais de uma década.
Nova frente em São Paulo
Rodrigo Chiavenato, ex- Magnet, assume nova vertical da Auddas em São Paulo com a meta de mudar o mindset dos franqueadores para além da transação inicial. O propósito central é gerar resultados substanciais com agregação de valor para todos os players envolvidos numa franquia.
Mais um hub da ciência
A Shell abriu a porta do seu Centro de Pesquisa de Transição Energética holandês para os pesquisadores do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa, o RGCI, da USP. Os parceiros têm a missão de criar tecnologias inovadoras rumo a um mundo mais sustentável. A Shell já investiu por volta de R$ 270 milhões no centro de pesquisa paulistano em mais de 80 projetos com foco na redução das emissões de gases e transição energética.
Nova empresa
Após estudos de mercado e demanda, a Daimler Truck Financial Services (DTFS) entrou no segmento de locação de veículos comerciais no Brasil por meio da nova empresa, Daimler Truck Locações e Serviços. O novo negócio de locação de veículos pesados tem previsão inicial de disponibilizar aos clientes 100 unidades em três modelos de caminhões on road. Os investimentos iniciais para implementação da empresa foram na ordem de R$ 20 milhões.
M&T Expo 2024
Para estimular ações que diminuam o impacto ambiental no setor de equipamentos e na área de feiras e eventos, o Prêmio Mais Sustentável by M&T Expo reconhecerá e incentivará práticas responsáveis adotadas em eventos. O Prêmio avaliará a utilização de materiais, a redução da utilização de recursos naturais, a economia circular, o gerenciamento adequado de resíduos, a inclusão e a diversidade, além da promoção da consciência ambiental entre os participantes.
Estudar mais IA
A Coursera, uma das maiores empresas de aprendizagem online do mundo, divulgou suas tendências anuais com base em dados de mais de 5 milhões de alunos registrados no Brasil. A empresa percebeu um grande interesse por conteúdos relacionados à inteligência artificial. Mais de 35 cursos ou projetos em Gen IA foram lançados por universidades e parceiros da plataforma em tecnologia educacional.
Foto de capa: Divulgação Giorgio Armani
Leia também: Top Business