ACIONISTA TOP BUSINESS

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Por Ediana Avelar

Foto: Divulgação

Coelhinho da Páscoa…

Está chegando a época mais doce do ano! E o cenário é positivo. O ovo de Páscoa representa cerca de 70% de todo total de chocolate consumido em um ano e, segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados), a expectativa é que as vendas de chocolates, incluindo os ovos de Páscoa, cresçam 4,5% em 2024. Segundo a projeção, o aumento nas vendas se deve à melhora dos indicadores de emprego, crédito e renda no país. O Brasil ocupa hoje o segundo lugar no ranking mundial de consumo de ovos de
Páscoa, tendo movimentado R$ 12 bilhões em vendas no ano de 2023, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB).

… Chocolate e experiência no Playcenter

A Cacau Show, maior empresa de chocolates do Brasil (25% do mercado nacional) e campeã de vendas de ovos de Páscoa, anunciou em coletiva de imprensa a compra do Grupo Playcenter (Playcenter e Playland). Em 2023, a empresa impressionou com a venda de mais de 250 milhões de ovos, dominando cerca de 25% do mercado nacional. Com quase 35 anos de existência, o objetivo do novo empreendimento, segundo Alexandre Costa, CEO da Cacau Show, é ampliar os negócios no campo do
entretenimento. A ideia é que seja construído um novo parque temático inspirado nas grandes franquias internacionais.

Futebol no streaming impulsiona marcas

A live do canal do YouTube, Cazé TV, exibida no último mês, durante a partida entre Corinthians e São Paulo, colocou frente a frente duas das três maiores torcidas do país. Isso atraiu os holofotes para os dois times e possibilitou um aumento nas buscas no Google pelas marcas que patrocinaram a partida e a sua transmissão no canal de esportes, apontou estudo da Tunad, empresa de Inteligência de Mídia. Tamanha discussão colocou o canal e suas marcas no pódio de buscadores no Brasil. Segundo o levantamento da Tunad, o aumento das buscas pelas marcas “Localiza”, “Puma” e “Clear” teve um crescimento de mais de 670%.

Vagas para ‘swiftie” na Diversidade Criativa

Interessado em aprofundar os motivos que expliquem as tendências culturais e a cosmovisão de um super fã, o Museu Britânico Victoria and Albert está em busca de especialistas da cantora Taylor Swift para entender, por exemplo, o que é relevante por trás dos figurinos e acessórios cultuados e usados pelos púbicos da mega star nos shows, e que acabam por influenciar os futuros padrões de consumo e comportamento de uma legião de pessoas. Há vagas para outros consultores: especialistas em Crocs, Drag Queens, Emojis e outros.

Era Pós-cookies para as marcas

Com a previsão do fim dos cookies no segundo semestre de 2024 as marcas buscam por novos caminhos no relacionamento com seus públicos. A 39ª edição do Data Stories, do Kantar Ibope Media, discute como as inovações tecnológicas e estratégicas a partir de dados 1st-party (dados proprietários coletados diretamente dos consumidores pelas empresas) e integrações de tecnologias colaborarão para viabilizar uma publicidade que alie personalização à privacidade em um mundo pós-cookies. O grande desafio será o de como unificar métricas e mapeamento da jornada do consumidor nos múltiplos canais.

Monitoramento contra a concorrência desleal

A BrandMonitor, especialista na proteção de marca no Google Ads, soma atualmente em seu portfólio mais de 150 marcas protegidas, incluindo grandes players como Ticket, Alura, Itaú, Serasa, Riachuelo, Inter e XP Investimentos. Diferenciando-se das práticas comuns do mercado internacional, a empresa não se limita apenas ao monitoramento. Utilizando tecnologia própria integrada ao serviço, a empresa se responsabiliza pela resolução completa dos problemas de concorrência desleal dos seus clientes.  “As
empresas lá de fora, normalmente, oferecem apenas o monitoramento, deixando os clientes sem um plano claro de ação. Nossa abordagem exclusiva nos permite fornecer resultados tangíveis, incluindo uma redução significativa nos gastos com marketing e um aumento nas vendas para nossos clientes”, diz Diego Daminelli, CEO e Fundador da BrandMonitor

Marcas mais valiosas

A BRF anunciou que obteve o seu melhor desempenho desde 2016, com um lucro líquido de 754 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado. A performance é resultado da gestão Marfrig, iniciada em maio de 2022, que tem como foco a melhoria da eficiência operacional, a redução da alavancagem e a valorização de marcas icônicas da companhia, como Sadia, Perdigão e Qualy.

Mais que números no Compliance

Foto: Reprodução

Na Governança Corporativa deve-se também observar aspectos importantes da Comunicação nas empresas. O ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’, de Manoel Marcondes Machado Neto, propõe que a Comunicação migre da periferia para o centro das preocupações do gestor. Com a preponderância da internet e das redes sociais, a Comunicação deve estar também no centro das preocupações organizacionais. O Manual compõe o Sistema 5R-INDEX de aferição da transparência ativa. Ao adquirir o livro ganha-se também o acesso ilimitado à ferramenta, que roda em nuvem.

Foto de capa: Pexels

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