A pesquisa conjunta da Adyen e do BCG revela que os pagamentos e finanças incorporados agora representam uma oportunidade de US$ 185 bilhões, um aumento de 25% em dois anos
Por PR NEWSWIRE – Estadão Conteúdo
A Adyen, plataforma de tecnologia financeira preferida pelas empresas líderes, lançou hoje um novo relatório com o Boston Consulting Group (BCG), que revela uma oportunidade de mercado revolucionária de US$185 bilhões para plataformas SaaS, um aumento substancial de 25% desde 2022. A análise do BCG revela que esse crescimento de mercado é impulsionado por um ambiente de taxas de juros favoráveis ? devido a maiores receitas bancárias das contas ? e uma expansão geral das fontes de receita bancária.
Paralelamente, a demanda por finanças embutidas de pequenas e médias empresas (PMEs) ? um setor tipicamente pouco atendido por instituições financeiras tradicionais ? se expandiu muito além dos pagamentos.1 Isso, juntamente com a expansão do mercado, abre uma oportunidade expressiva para as plataformas SaaS incorporarem em suas ofertas produtos financeiros mais avançados, como contas comerciais, empréstimos e cartões emitidos. Dadas as margens típicas desses produtos, a maioria das plataformas tem a oportunidade de multiplicar suas receitas atuais em até três ou quatro vezes.
“Incorporar produtos financeiros cria um cenário vencedor: as plataformas SaaS aprofundam os relacionamentos com os usuários e possibilitam novas fontes de receita ao atender às necessidades financeiras negligenciadas das PMEs”, afirma Blake Breathitt, SVP de plataformas serviços financeiros na Adyen. “Nossa pesquisa destaca a janela de oportunidade para que as plataformas SaaS adotem as finanças incorporadas para permanecerem competitivas, caso contrário, serão deixadas para trás. Há uma imensa oportunidade de mercado aqui para as plataformas SaaS, que estão em uma posição ideal para oferecer esses produtos dentro de seus ecossistemas existentes.”
O mercado está preparado com uma forte demanda de PMEs, 50% delas expressam uma alta probabilidade de utilizar um conjunto completo de produtos financeiros incorporados em um futuro próximo, o que reforça seu potencial de crescimento.
“Estamos observando um entusiasmo das PMEs para consumir uma gama mais ampla de serviços financeiros dentro de suas plataformas SaaS, especialmente empréstimos que vão além de simples adiantamentos de caixa ou contas correntes integradas de forma estreita aos fluxos de trabalho de contas a receber e a pagar”, afirma Stefan Dab, fundador da prática de pagamentos e fintech do BCG.
O relatório destaca que as principais plataformas estão gerando mais de 50% de suas receitas a partir de pagamentos e finanças incorporados e destaca as finanças incorporadas como a próxima ferramenta de crescimento essencial para SaaS. Para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo, as plataformas devem ter em conta a integração de produtos financeiros em suas ofertas.
O relatório da Adyen e do BCG fornece um manual estratégico para plataformas SaaS que buscam sucesso no espaço de finanças incorporadas. Ele descreve insights práticos sobre a diferenciação de produtos dos bancos tradicionais, otimizando as estratégias de entrada no mercado e formando parcerias eficazes para impulsionar o crescimento. Para ter acesso ao relatório completo, clique aqui.
Metodologia
Em parceria com o Boston Consulting Group, para reavaliar o estado das finanças incorporadas para plataformas SaaS em 2024, realizamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa com cerca de 30 plataformas líderes e aproximadamente 2.000 PMEs na América do Norte, Europa e Austrália, em oito setores ? incluindo alimentação e bebidas, varejo e hospitalidade.
Sobre a Adyen
A Adyen (ADYEN:AMS) é a plataforma de tecnologia financeira preferida das maiores empresas. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta, análises orientadas por dados e produtos financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a atingir suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen trabalha com empresas como Meta, Uber, H&M, eBay e Microsoft.
Sobre o Boston Consulting Group
O Boston Consulting Group faz parceria com líderes empresariais e da sociedade para enfrentar seus desafios mais importantes e aproveitar suas maiores oportunidades. O BCG foi o pioneiro em estratégia de negócios quando foi fundado, em 1963. Hoje, trabalhamos em estreita colaboração com os clientes para adotar uma abordagem transformacional que visa beneficiar todas as partes interessadas ? capacitando as organizações a crescer, construir uma vantagem competitiva sustentável e promover um impacto social positivo.
Nossas equipes diversificadas e globais trazem um profundo conhecimento setorial e funcional, além de uma gama de perspectivas que questionam o status quo e estimulam mudanças. O BCG oferece soluções por meio de consultoria de gestão de ponta, tecnologia e design, além de empreendimentos corporativos e digitais. Trabalhamos em um modelo colaborativo único em toda a empresa e em todos os níveis da organização do cliente, movidos pelo objetivo de ajudar nossos clientes a prosperar e capacitá-los a tornar o mundo um lugar melhor.
1 2.000 pequenas e médias empresas (PMEs) foram pesquisadas em oito setores ? incluindo alimentação e bebidas (A&B), hospitalidade e varejo ? na Europa, América do Norte e Austrália.
FONTE Adyen
Foto: Pexels
LEIA TAMBÉM: Bolsa sobe e dólar cai após elevação de nota do Brasil pela Moody’s