Tarcísio abre 28 pontos sobre Haddad e chega a 60,1% na disputa pelo governo de SP, aponta pesquisa

O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece 28 pontos percentuais à frente de Fernando Haddad (PT) na disputa pelo governo paulista, segundo pesquisa do Instituto Badra realizada entre 28 de setembro e 1º de outubro de 2026. No cenário estimulado, Tarcísio registra 60,1% das intenções de voto, contra 32,1% de Haddad. O levantamento ouviu 2.500 eleitores presencialmente em 56 municípios do estado. Os eleitores vão às urnas neste domingo (04) para decidir quem deve ocupar o cargo a partir do próximo ano, e pelos próximos quatro anos.
A distância de 28 pontos é registrada quando os entrevistados recebem a relação de candidatos. Além dos dois primeiros colocados, Vera Lúcia aparece com 1,4%, Carlos Machado tem 1,3%, Vivian Mendes soma 0,4% e Izadora Dias, 0,3%. Outros 2,3% afirmam que não votariam em nenhum dos nomes, 1,3% escolheriam branco ou nulo e 0,8% não souberam responder.
A diferença entre Tarcísio e Haddad também aparece na pergunta espontânea, quando os pesquisadores não apresentam previamente os nomes dos candidatos. Nesse caso, Tarcísio é mencionado por 48,2% dos entrevistados e Haddad por 24,3%, uma distância de 23,9 pontos percentuais. A parcela dos que não sabem dizer em quem votar chega a 18,9%. Outros 5,7% respondem “ninguém/nenhum” e 1,1% indicam voto branco ou nulo.
Disputa em São Paulo
Os recortes do levantamento mostram Tarcísio numericamente à frente de Haddad nos grupos demográficos apresentados pela pesquisa. Entre as mulheres, o governador registra 57,6%, contra 32,8% do petista, diferença de 24,8 pontos. Entre os homens, são 63,1% para Tarcísio e 31,1% para Haddad, ampliando a distância para 32 pontos percentuais.
Por faixa etária, a diferença é de 20,8 pontos entre os eleitores de 16 a 24 anos, com 54,6% para Tarcísio e 33,8% para Haddad. Entre aqueles de 25 a 44 anos, são 61,8% contra 30,2%, uma distância de 31,6 pontos. Na faixa de 45 a 59 anos, Tarcísio tem 60,8% e Haddad, 32,6%, enquanto entre os eleitores com 60 anos ou mais os percentuais são de 60,1% e 33,6%, respectivamente.
A distância também varia de acordo com renda e escolaridade. Entre os entrevistados com renda de até R$ 8 mil, Tarcísio registra 59,3% e Haddad, 32,6%, diferença de 26,7 pontos percentuais. Acima de R$ 8 mil, são 66% contra 28%, elevando a diferença para 38 pontos. Entre os eleitores com ensino superior, o levantamento aponta 65,2% para Tarcísio e 27,6% para Haddad.
Em uma eventual disputa de segundo turno entre os dois candidatos, a diferença permanece próxima à encontrada no primeiro cenário. Tarcísio aparece com 61,6% e Haddad com 33,8%, distância de 27,8 pontos percentuais. Nesse cenário, 2,2% não escolheriam nenhum dos dois, 1,6% votariam branco ou nulo e 0,8% não souberam responder.
A pesquisa do Instituto Badra é um levantamento não probabilístico, realizado por cotas. Foram entrevistados eleitores com 16 anos ou mais em diferentes pontos de fluxo de 56 municípios paulistas. A margem de erro informada é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no sistema PesqEle do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01142/2026.
Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
LEIA TAMBÉM: Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina
