Estou cada vez mais apaixonado por Trump, diz Bolsonaro

Isac Nóbrega/PR

DANIEL CARVALHO E TALITA FERNANDES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta quarta-feira (31) que está cada vez mais apaixonado pelo colega americano, Donald Trump.
Desde terça (30), ele tem feito afagos ao presidente dos EUA, que elogiou o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente brasileiro indicado ao cargo de embaixador em Washington.
“Depois daquele elogio do Trump de ontem [terça], estou cada vez mais apaixonado por ele”, disse Bolsonaro, após cerimônia de troca da Guarda Presidencial. Antes, ele se reuniu com Wilbur Ross, secretário de Comércio dos EUA
Na terça, Trump disse estar “muito feliz” com a indicação de Eduardo e afirmou não considerar haver nepotismo.
Segundo Bolsonaro, a indicação do filho ao posto de embaixador em Washington será formalizada assim que o Senado retomar seus trabalhos, o que acontecerá na semana que vem. “Tão logo recomecem as atividades, a gente formaliza [a indicação].”
“Conversei com [o presidente do Senado] Davi Alcolumbre, com os senadores. Está tudo acertado. Não posso colocar um filho meu numa vitrine dessas se não tivesse competência”, afirmou o presidente.
Líderes partidários do Senado disseram que, apesar de preservarem a pauta prioritária do governo –as reformas previdenciária e tributária–, é possível usar a indicação de Eduardo para dar uma resposta às últimas declarações polêmicas de Bolsonaro.
Ainda nesta quarta, ao responder a um jornalista, o presidente relativizou, após os elogios de Trump, a necessidade de uma resposta do governo dos EUA ao “agrément”, consulta formal sobre a nomeação de um embaixador.
“Precisa [da resposta do pedido]? Se eu falo ‘eu te amo’ aqui, agora, tu responde ‘quero casar agora contigo’. Precisa de papel? Vamos para a lua de mel, pô. Você é preconceituoso?”, questionou.
A consulta formal foi enviada a Washington na semana passada. Segundo diplomatas ouvidos pela Folha de S.Paulo, o governo americano demora de quatro a seis semanas para responder a um pedido dessa natureza.